Mestrados profissionais em física e astronomia no Brasil: contexto e dilemas
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5557Palavras-chave:
Mestrado profissional, ensino de física, formação de professores, conteúdo pedagógicoResumo
Este trabalho visa traçar um panorama dos mestrados profissionais em ensino de física no Brasil. Analisamos 7 MPs que se declaram unicamente de ensino de física ou astronomia. O estudo foi realizado por meio da análise textual utilizando descritores provindos do mesmo campo semântico. Verificamos nos sites dos proponentes a constituição desses programas e seus conjuntos disciplinares. Identificamos que os currículos privilegiam o ensino de conteúdos em detrimento a conteúdos pedagógicos. A melhoria do ensino de Física é explicitada pelo desenvolvimento produtos para a ação direta em sala de aula no nível médio e ensino superior. Constatamos concentração geográfica da oferta no Estado do Rio de Janeiro. O estudo de caso dos produtos de uma linha em ensino de física evidenciou a concordância com as orientações legais de implantação e a prioridade no desenvolvimento de produtos aplicáveis em sala de aula no formato de guias para professores e sequências didáticas.