Mestrados profissionais em física e astronomia no Brasil: contexto e dilemas

Autores

  • Silvania Sousa do Nascimento UFMG
  • Mara Regina Batista Universidade Federal de Minas Gerais
  • Larissa Alves Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N21.5557

Palavras-chave:

Mestrado profissional, ensino de física, formação de professores, conteúdo pedagógico

Resumo

Este trabalho visa traçar um panorama dos mestrados profissionais em ensino de física no Brasil. Analisamos 7 MPs que se declaram unicamente de ensino de física ou astronomia. O estudo foi realizado por meio da análise textual utilizando descritores provindos do mesmo campo semântico. Verificamos nos sites dos proponentes a constituição desses programas e seus conjuntos disciplinares. Identificamos que os currículos privilegiam o ensino de conteúdos em detrimento a conteúdos pedagógicos.  A melhoria do ensino de Física é explicitada pelo desenvolvimento produtos para a ação direta em sala de aula no nível médio e ensino superior. Constatamos concentração geográfica da oferta no Estado do Rio de Janeiro. O estudo de caso dos produtos de uma linha em ensino de física evidenciou a concordância com as orientações legais de implantação e a prioridade no desenvolvimento de produtos aplicáveis em sala de aula no formato de guias para professores e sequências didáticas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvania Sousa do Nascimento, UFMG

Doutora em Didática das Ciências e Tecnologia pela Universidade de Paris 6. Professora titular do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino e do Programa em Educação da Faculdade de Educação Universidade Federal de Minas Gerais UFMG

Mara Regina Batista, Universidade Federal de Minas Gerais

Licenciada em Letras- Espanhol , bolsista Professor da Educação Básica Programa OBEDUC-CAPES. Projeto 17683

Larissa Alves Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais

Licencianda em Geografia IGC-UFMG, bolsista de Iniciação Científica Programa OBEDUC-CAPES. Projeto 17683

Downloads

Publicado

06.05.2015

Como Citar

DO NASCIMENTO, Silvania Sousa; BATISTA, Mara Regina; CARDOSO, Larissa Alves. Mestrados profissionais em física e astronomia no Brasil: contexto e dilemas. Dialogia, [S. l.], n. 21, p. 101–114, 2015. DOI: 10.5585/dialogia.N21.5557. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5557. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Pesquisa e Intervenção na Educação Básica Brasileira