Períodos Avaliativos: um estado da arte pelo viés da linguística aplicada

Autores

  • Adriana Celia Alves Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6063

Palavras-chave:

avaliação, períodos, ensino-aprendizagem

Resumo

Neste estudo traça-se uma perspectiva histórica da avaliação, levando em consideração os períodos avaliativos. (1) O período pré-científico, a língua é entendida como sistema, tem-se a presença dos métodos gramática-tradução e do método direto. A avaliação é determinada pelos exercícios de tradução de textos e em explicações de regras gramaticais. (2) Período psicométrico-estruturalista, a língua é entendida pelas suas formas estruturais, assim, a avaliação é vista como objetiva e neutra, feita por meio de testes padronizados para modificação dos hábitos dos alunos. (3) Período psicolinguístico-sociolinguístico, a língua é compreendida como meio de comunicação, sendo assim, avaliam-se as quatros habilidades linguísticas, enfatiza-se a aprendizagem da língua por meio de situações reais de uso. Por fim, o (4) período comunicativo-metacognitivo, a construção do conhecimento se desenvolve por meio das relações sociais em um determinado contexto social, histórico e cultural, sendo a avaliação instrumento mediador e questionador do processo de ensino-aprendizagem. 

 

Downloads

Biografia do Autor

Adriana Celia Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Uberlândia. Professora do Estado de São Paulo, Campinas, SP – Brasil

Downloads

Publicado

18.02.2016

Como Citar

ALVES, Adriana Celia. Períodos Avaliativos: um estado da arte pelo viés da linguística aplicada. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 147–157, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.6063. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6063. Acesso em: 27 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 317
  • PDF 196
  • PDF 117