Educação profissional técnica de nível médio, currículo e tecnologias: o que dizem as diretrizes curriculares nacionais?

Autores

  • Maria da Graça Moreira da Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)
  • Maria Lucia Soares do Amaral Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP
  • Fernando José de Almeida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6386

Palavras-chave:

Currículo. Ensino Médio. Educação profissional. Tecnologias da informação e comunicação.

Resumo

Este artigo reflete e analisa o currículo da educação profissional técnica de nível médio, as políticas públicas educacionais brasileiras e as tecnologias da informação e comunicação. Compreende as tensões e contradições da formação integral do homem proposta para este segmento e versa sobre as tecnologias como um direito humano, defendendo a necessidade de sua integração ao currículo para oportunizar a participação e o protagonismo do aluno na cultura contemporânea. Tal direito se manifesta pelo uso consciente, crítico e competente das tecnologias da informação e da comunicação como cultura e como linguagem. A pesquisa tem abordagem qualitativa e parte da análise documental das diretrizes curriculares nacionais para identificar os pressupostos de uso e de apropriação das tecnologias ao currículo que contribuam para alicerçar os conceitos e objetivos na elaboração dos projetos pedagógicos e humanizantes do curso técnico integrado ao ensino médio.

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Biografia do Autor

Maria da Graça Moreira da Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutora em Educação (Currículo). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP – Brasil

Maria Lucia Soares do Amaral, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Mestre em Educação. Técnica em Assuntos Educacionais no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo - IFSP

Fernando José de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Educação. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP – Brasil

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Publicado

04.05.2016

Como Citar

SILVA, Maria da Graça Moreira da; AMARAL, Maria Lucia Soares do; ALMEIDA, Fernando José de. Educação profissional técnica de nível médio, currículo e tecnologias: o que dizem as diretrizes curriculares nacionais?. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 45–58, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.6386. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6386. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas