Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica

Autores

  • Gislaine Medeiros Baciano Universidade Nove de Julho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6393

Palavras-chave:

Ensino Médio. Diagnóstico. Possibilidades.

Resumo

Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica discute a formação que tem sido promovida nas escolas de ensino médio na sociedade brasileira, os desafios e possibilidades que temos para consolidar a universalização desta etapa da educação básica. Por meio de uma vasta pesquisa bibliográfica, onde traçamos o histórico, a regulamentação legal, os índices de matrícula, rendimento e evasão, além da discussão sobre a finalidade pedagógica do ensino médio, verificamos que enquanto a legislação permanece dúbia e os especialistas discutem sobre a formação que deve ser promovida, os jovens brasileiros cursam o ensino  médio em diversas e desiguais condições, prevalecendo precária formação geral e pouquíssima formação técnica.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gislaine Medeiros Baciano, Universidade Nove de Julho

Doutora em Educação. Coordenadora de Polo de Apoio Presencial da Universidade nos Centros Educacionais Unificados – UniCEU, SP – Brasil

Downloads

Publicado

08.07.2016

Como Citar

BACIANO, Gislaine Medeiros. Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 53–67, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6393. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6393. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas