Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6393Palavras-chave:
Ensino Médio. Diagnóstico. Possibilidades.Resumo
Ensino médio no Brasil: diagnóstico e finalidade pedagógica discute a formação que tem sido promovida nas escolas de ensino médio na sociedade brasileira, os desafios e possibilidades que temos para consolidar a universalização desta etapa da educação básica. Por meio de uma vasta pesquisa bibliográfica, onde traçamos o histórico, a regulamentação legal, os índices de matrícula, rendimento e evasão, além da discussão sobre a finalidade pedagógica do ensino médio, verificamos que enquanto a legislação permanece dúbia e os especialistas discutem sobre a formação que deve ser promovida, os jovens brasileiros cursam o ensino médio em diversas e desiguais condições, prevalecendo precária formação geral e pouquíssima formação técnica.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- A primeira publicação do artigo pela Revista Dialogia, em caráter de exclusividade eletrônico e impresso;
- A indexação deste artigo em bases de dados nacionais e internacionais, diretórios, bibliotecas digitais e bases bibliométricas em que a Revista estiver e vir a estar inserida;
- É reservado aos editores o direito de proceder a ajustes textuais e de adequação às normas da publicação.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.