Ensino médio politécnico: a experiência do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6478Palavras-chave:
Ensino médio. Reforma curricular. Politecnia. Trabalho.Resumo
Este artigo tem como objeto de estudo a discussão da reforma do Ensino Médio, Implantada no período 2011-2014, na Rede de Ensino Estadual do Rio Grande do Sul. A análise parte do pressuposto que a reforma integra uma política educacional elaborada a partir do diagnóstico dos resultados negativos do Ensino Médio ao longo dos últimos anos e dos novos instrumentos legais disponíveis a partir da década passada. O material utilizado para o estudo foram os documentos legais, as normativas e orientações da Secretaria, dados de reprovação e abandono, e elementos de duas pesquisas que investigaram a experiência. É situada o referencial teórico da reforma expressos nos conceitos de politecnia, trabalho como princípio educativo, interdisciplinaridade, gestão democrática, trabalho coletivo, pesquisa como princípio pedagógico e avaliação emancipatória. A análise busca identificar os conflitos, as contradições na implantação da política, bem como os avanços alcançados e as potencialidades da reforma como possibilidades para responder aos desafios do Ensino Médio.
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