Ensino médio politécnico: a experiência do Rio Grande do Sul

Autores

  • Jose Clovis de Azevedo Centro Universitário Metodista IPA

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N24.6478

Palavras-chave:

Ensino médio. Reforma curricular. Politecnia. Trabalho.

Resumo

Este artigo tem como objeto de estudo a discussão da reforma do Ensino Médio, Implantada no período 2011-2014, na Rede de Ensino Estadual do Rio Grande do Sul. A análise parte do pressuposto que a reforma integra uma política educacional elaborada a partir do diagnóstico dos resultados negativos do Ensino Médio ao longo dos últimos anos e dos novos instrumentos legais disponíveis a partir da década passada. O material utilizado para o estudo foram os documentos legais, as normativas e orientações da Secretaria, dados de reprovação e abandono, e elementos de duas pesquisas que investigaram a experiência. É situada o referencial teórico da reforma expressos nos conceitos de politecnia, trabalho como princípio educativo, interdisciplinaridade, gestão democrática, trabalho coletivo, pesquisa como princípio pedagógico e avaliação emancipatória. A análise busca identificar os conflitos, as contradições na implantação da política, bem como os avanços alcançados e as potencialidades da reforma como possibilidades para responder aos desafios do Ensino Médio.    

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jose Clovis de Azevedo, Centro Universitário Metodista IPA

Professor e Pesquisador do Centro Universitário Metodista IPA.Docente no Programa de Mestrado em Reabilitação e Inclusão.Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP).Secretário de Estado da Educação do Rio Grande do Sul (2011-2014).

Downloads

Publicado

11.10.2016

Como Citar

DE AZEVEDO, Jose Clovis. Ensino médio politécnico: a experiência do Rio Grande do Sul. Dialogia, [S. l.], n. 24, p. 69–80, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N24.6478. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6478. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas