Multiculturalismo: polissemia e perspectivas na Educação e Educação Física

Autores

  • Pedro Xavier Russo Bonetto Faculdade de Educação da USP
  • Marcos Garcia Neira Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6624

Palavras-chave:

Multiculturalismo, Educação, Educação Física

Resumo

Diante do complexo contexto social contemporâneo, cada vez mais, se faz presente no discurso pedagógico os termos diversidade cultural e multiculturalismo. Por outro lado, além da polissemia que os envolve, estes discursos têm assumido certa centralidade no debate acadêmico sem qualquer aprofundamento teórico no que tange suas diferentes propostas. O fato expõe um problema deveras importante: qual abordagem de multiculturalismo adotar? O que propõem diferentes pensadores sobre a educação multicultural? E no âmbito da Educação Física, quais as contribuições desse campo teórico-político? Este artigo discute essas questões, apontando o chamado multiculturalismo crítico como vertente mais adequada para os projetos pedagógicos preocupados com a aceitação e reconhecimento de pessoas e grupos marcados por condições de diferença. 

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Biografia do Autor

Pedro Xavier Russo Bonetto, Faculdade de Educação da USP

Licenciado em Educação Física e Mestre em Educação. Professor da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo

Marcos Garcia Neira, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo

Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP

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Publicado

23.01.2017

Como Citar

BONETTO, Pedro Xavier Russo; NEIRA, Marcos Garcia. Multiculturalismo: polissemia e perspectivas na Educação e Educação Física. Dialogia, [S. l.], n. 25, p. 69–82, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N25.6624. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6624. Acesso em: 2 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Metodologias Inovadoras na Educação Básica