Eleição de dirigentes escolares em Jaguarão (RS): corporificando a palavra pelo exemplo

Lucas da Silva Martinez, Ana Cristina da Silva Rodrigues, Juliana Brandão Machado

Resumo


Este trabalho de pesquisa surge através da atuação do Conselho Municipal de Educação (CME) de Jaguarão/RS no processo de eleição de dirigentes escolares. O objetivo é contextualizar e discutir a eleição de diretores no município de Jaguarão, compreendendo o processo a partir dos conceitos de participação e de democratização. O trabalho foi construído a partir da experiência no CME e análise documental no Livro de Atas do mesmo. Como resultados, apontamos que a eleição direta não pode ser o fim, mas sim, o início da democracia na escola; mais do que o voto, é preciso criar condições para efetivar a participação. Concordamos que a melhor forma de ensinar o que é democracia aos alunos é fazendo-a na prática, corporificando nossa palavra pelo exemplo.


Palavras-chave


Eleição de diretores; Participação; Democratização; Conselho Municipal de Educação; Eleição de dirigentes escolares.

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DOI: https://doi.org/10.5585/dialogia.N25.6707

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