Portfólios reflexivos e o ensino de ciências: estratégia inovadora de ensino
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.7081Palavras-chave:
Autonomia. Portfólio de Aprendizagem. Educação Básica.Resumo
Este estudo busca problematizar as implicações do uso de uma estratégia inovadora no ensino de ciências: portfólios reflexivos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, tendo como sujeitos de investigação dois professores da disciplina de Ciências e seis estudantes do Ensino Fundamental, sétimo e oitavo anos. Os professores planejaram as atividades e tanto eles como os estudantes utilizaram portfólios reflexivos individuais, estes compõem os instrumentos de análise deste estudo. A pesquisa teve início em novembro de 2014 e término em outubro de 2015. Os portfólios produzidos foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os achados deste estudo permitem inferir a contribuição do uso de portfólios reflexivos para o aprendizado, estímulo ao pensamento crítico-reflexivo dos estudantes e desenvolvimento autonomia destes.Downloads
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Publicado
31.01.2018
Como Citar
GEREVINI, Alessandra Mocellim; GEWEHR, Diógenes; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Portfólios reflexivos e o ensino de ciências: estratégia inovadora de ensino. Dialogia, [S. l.], n. 28, p. 133–147, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N28.7081. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7081. Acesso em: 28 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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