Portfólios reflexivos e o ensino de ciências: estratégia inovadora de ensino

Autores

  • Alessandra Mocellim Gerevini Universidade do Vale do Taquari
  • Diógenes Gewehr Universidade do Vale do Taquari
  • Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N28.7081

Palavras-chave:

Autonomia. Portfólio de Aprendizagem. Educação Básica.

Resumo

Este estudo busca problematizar as implicações do uso de uma estratégia inovadora no ensino de ciências: portfólios reflexivos. Trata-se de um estudo descritivo e exploratório com abordagem qualitativa. Foi desenvolvido em uma escola pública do estado do Rio Grande do Sul/Brasil, tendo como sujeitos de investigação dois professores da disciplina de Ciências e seis estudantes do Ensino Fundamental, sétimo e oitavo anos. Os professores planejaram as atividades e tanto eles como os estudantes utilizaram portfólios reflexivos individuais, estes compõem os instrumentos de análise deste estudo. A pesquisa teve início em novembro de 2014 e término em outubro de 2015. Os portfólios produzidos foram analisados à luz da Análise Textual Discursiva. Os achados deste estudo permitem inferir a contribuição do uso de portfólios reflexivos para o aprendizado, estímulo ao pensamento crítico-reflexivo dos estudantes e desenvolvimento autonomia destes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alessandra Mocellim Gerevini, Universidade do Vale do Taquari

Bolsista de Iniciação Científica - PROBIC FAPERGS.

Diógenes Gewehr, Universidade do Vale do Taquari

Biólogo. Mestre em Ensino. Doutorando em Ensino no Centro Universitário UNIVATES.

 

 

Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen, Universidade do Vale do Taquari

Bióloga. Doutora em Ecologia. Docente e orientadora nos Programas de Pos graduação Doutorado e Mestrado em Ensino e Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas do Centro Universitário UNIVATES. 

Downloads

Publicado

31.01.2018

Como Citar

GEREVINI, Alessandra Mocellim; GEWEHR, Diógenes; STROHSCHOEN, Andreia Aparecida Guimarães. Portfólios reflexivos e o ensino de ciências: estratégia inovadora de ensino. Dialogia, [S. l.], n. 28, p. 133–147, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N28.7081. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7081. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos