Morte e Vida Severina: palavras e imagens entrelaçadas

Autores

  • Ana Paula Quarantani Universidade Taubaté - UNITAU
  • Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi Universidade Taubaté - UNITAU

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7150

Palavras-chave:

Leitura, Literatura, Verbo-visualidade, Dialogismo, Morte e Vida Severina.

Resumo

O tema deste artigo é a leitura literária na escola como experiência individual, social e histórica, em diálogo com a fotografia. Especificamente, relata-se um projeto com 54 alunos do 9º ano de uma escola pública da cidade de São Paulo, cujo objetivo foi promover a leitura do livro Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, em diálogo com imagens do fotógrafo Sebastião Salgado e com fotos produzidas pelos alunos. O trabalho fundamentou-se em perspectivas atuais sobre didática da literatura e no conceito bakhtiniano de dialogismo e da verbo-visualidade, desenvolvendo-se em duas etapas: primeiramente, leitura da obra em diálogo com fotografias feitas por Sebastião Salgado e, em seguida, produção pelos alunos de 60 fotos de “vida Severina” observada no bairro. Como resultado, destacam-se a efetiva participação dos alunos e a articulação da leitura com a vida, a história de parte dos brasileiros e o contexto sócio-histórico atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Paula Quarantani, Universidade Taubaté - UNITAU

Mestranda em Linguística Aplicada na Universidade de Taubaté.

Bacharel em Comunicação Social – Jornalismo, Universidade Metodista de São Paulo (2001)

Licenciada em Letras - Língua Portuguesa, Universidade Anhembi Morumbi (2016)


 

Maria Aparecida Garcia Lopes-Rossi, Universidade Taubaté - UNITAU

Mestre em Linguística Aplicada pela PUC-SPDoutora em Linguística pela UNICAMPProfessora Assistente-doutora do Departamento de Ciências Sociais e Letras da Universidade de Taubaté.Professora do Curso de Letras e do Programa de Pós-graduação (Mestrado) em Linguística Aplicada

Downloads

Publicado

29.05.2017

Como Citar

QUARANTANI, Ana Paula; LOPES-ROSSI, Maria Aparecida Garcia. Morte e Vida Severina: palavras e imagens entrelaçadas. Dialogia, [S. l.], n. 26, p. 121–134, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N26.7150. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7150. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos