A literatura como objeto do desejo na aprendizagem da leitura nas séries iniciais

Autores

  • Sheila Oliveira Lima Universidade Estadual de Londrina
  • Giselda Morais de Alencar Militão E. M. Dalva Fahl Boaventura

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N26.7199

Palavras-chave:

literatura, leitura, alfabetização, formação do leitor

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de pesquisa sobre a relevância da leitura de textos literários no processo de alfabetização de crianças. A pesquisa foi realizada com classes de uma escola municipal da cidade de Londrina, no estado do Paraná. Foram avaliados os percursos de três anos de trabalho, nos quais houve diferenças na forma de abordar a leitura nas classes de alfabetização. Concluímos que o processo de alfabetização obteve mais sucesso quando alavancado pela leitura literária. As bases teóricas do trabalho encontram-se em Soares (2002), Freire (2001), Belintane (2013), Candido (1995), Jouve (2002), Barthes (2004) e Colomer (2007).

 

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Biografia do Autor

Sheila Oliveira Lima, Universidade Estadual de Londrina

Mestre em Teoria Literária e Literatura Comparada, Doutora em Educação. Professora dos programas de pós-graduação PPGEL e PROFLETRAS e do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Estadual de Londrina.   

Giselda Morais de Alencar Militão, E. M. Dalva Fahl Boaventura

professora-alfabetizadora da rede municipal de Londrina. Mestre em Letras pelo programa de mestrado profissional PROFLETRAS-UEL

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Publicado

13.06.2017

Como Citar

OLIVEIRA LIMA, Sheila; MORAIS DE ALENCAR MILITÃO, Giselda. A literatura como objeto do desejo na aprendizagem da leitura nas séries iniciais. Dialogia, [S. l.], n. 26, p. 135–146, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N26.7199. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7199. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos