Os usos das tecnologias por professores: de uma lógica utilitária à prática pedagógica
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7762Palavras-chave:
Tecnologia e educação. Prática pedagógica, Lógica instrumental, Lógica determinista.Resumo
O presente artigo baseia-se na pesquisa empírica cujo objetivo foi de analisar as percepções dos professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre suas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias. Os dados obtidos foram estruturados em dois temas: os usos didático-pedagógicos das tecnologias e as condições de uso. O primeiro desdobrou-se em dois subtemas: a) formas de uso e b) recursos utilizados. No segundo, foram abordadas as condições de uso organizadas em três subtemas: a) equipamentos e infraestrutura, b) condições didático-pedagógicas e c) intervenções políticas. As possibilidades de superação da identificada prática prevalentemente baseada numa lógica instrumental encontram-se na revisão estrutural das condições físicas e pedagógicas escolares, bem como na formação docente fundamentada em teorias pedagógicas.Downloads
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Publicado
18.09.2017
Como Citar
MORAES, Moema Gomes; BUENO, Denise Cristina; DO NASCIMENTO, Neuvani Ana. Os usos das tecnologias por professores: de uma lógica utilitária à prática pedagógica. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 41–52, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7762. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7762. Acesso em: 18 dez. 2024.
Edição
Seção
Dossiê Temático: TICs e a Educação