Os usos das tecnologias por professores: de uma lógica utilitária à prática pedagógica

Autores

  • Moema Gomes Moraes Universidade Federal de Goiás
  • Denise Cristina Bueno Secretaria Municipal de Educação de Goiânia
  • Neuvani Ana do Nascimento Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7762

Palavras-chave:

Tecnologia e educação. Prática pedagógica, Lógica instrumental, Lógica determinista.

Resumo

O presente artigo baseia-se na pesquisa empírica cujo objetivo foi de analisar as percepções dos professores da rede pública da educação básica do estado de Goiás sobre suas práticas pedagógicas mediadas por tecnologias. Os dados obtidos foram estruturados em dois temas: os usos didático-pedagógicos das tecnologias e as condições de uso. O primeiro desdobrou-se em dois subtemas: a) formas de uso e b) recursos utilizados. No segundo, foram abordadas as condições de uso organizadas em três subtemas: a) equipamentos e infraestrutura, b) condições didático-pedagógicas e c) intervenções políticas. As possibilidades de superação da identificada prática prevalentemente baseada numa lógica instrumental encontram-se na revisão estrutural das condições físicas e pedagógicas escolares, bem como na formação docente fundamentada em teorias pedagógicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moema Gomes Moraes, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Educação (UH-CU) Doutora em Educação (PUC GO) Professora da UFG - CEPAE. Membro do grupo de estudos e pesquisas sobre as relações entre as tecnologias e a educação (KADJÓT). Docente nos programas de Pós-Graduação em: Educação em Ciências e Matemática e Ensino na Educação Básica da UFG.

Denise Cristina Bueno, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Graduada em Pedagogia (PUC-GO) e Artes (UFG). Especialista em Informática Educativa (PUC-GO), Métodos de ensino (Universo –RJ), Gerenciamento do setor público (FGV), coordenação pedagógica e gestão escolar pela (FGV). Professora da Secretaria de Educação do Estado de Goiás. Mestre em Educação (UFG). Pesquisadora do grupo de pesquisa KADJÓT.    

Neuvani Ana do Nascimento, Secretaria Municipal de Educação de Goiânia

Graduada em Pedagogia (UFG). Especialista em psicopedagogia (UniEvangélica) e em Orientação educacional (Salgado de Oliveira) Mestre em Educação (PUC-GO). Professora na Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME). Pesquisadora do grupo de pesquisa KADJÓT.    

Downloads

Publicado

18.09.2017

Como Citar

MORAES, Moema Gomes; BUENO, Denise Cristina; DO NASCIMENTO, Neuvani Ana. Os usos das tecnologias por professores: de uma lógica utilitária à prática pedagógica. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 41–52, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7762. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7762. Acesso em: 26 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: TICs e a Educação