Inclusão de recursos tecnológicos digitais nas práticas docentes: uma intervenção pedagógica visando à formação de professores

Autores

  • Cristina Pureza Duarte Boéssio Universidade Federal do Pampa
  • Juliana Brandão Machado Universidade Federal do Pampa
  • Tatiane Mena Silveira Melgares Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.7779

Palavras-chave:

Recursos tecnológicos digitais. Formação de Professores. Intervenção pedagógica.

Resumo

Este estudo teve como objetivo principal dar dinamicidade ao uso de recursos tecnológicos digitais para qualificar as práticas docentes, por meio de uma intervenção pedagógica desenvolvida em uma escola municipal de ensino básico situada no município de Jaguarão/RS. A intervenção se deu a partir de encontros de formação, propostos às professoras dos anos iniciais, realizados na escola, durante o ano de 2014. Nesses encontros, as professoras tiveram contato com os recursos tecnológicos digitais durante um determinado período do ano letivo. O procedimento metodológico foi o da proposta da intervenção ancorada em dados qualitativos apontados pelos sujeitos envolvidos diretamente no processo e baseada na metodologia de projetos de intervenção. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista. A realização deste trabalho de pesquisa-intervenção favoreceu o contato das professoras com os recursos tecnológicos disponíveis na escola para que pudessem, a partir desse conhecimento, agregá-los às suas práticas docentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristina Pureza Duarte Boéssio, Universidade Federal do Pampa

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em

Educação da Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, RS – Brasil


Juliana Brandão Machado, Universidade Federal do Pampa

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa – Campus Jaguarão. Doutora em Educação.

Tatiane Mena Silveira Melgares, Universidade Federal do Pampa

Professora da rede pública municipal e estadual no município de Jaguarão-RS. Professora Substituta da Universidade Federal do Pampa. Mestre em Educação – PPGEDU/UNIPAMPA. 

Downloads

Publicado

24.08.2018

Como Citar

BOÉSSIO, Cristina Pureza Duarte; MACHADO, Juliana Brandão; MELGARES, Tatiane Mena Silveira. Inclusão de recursos tecnológicos digitais nas práticas docentes: uma intervenção pedagógica visando à formação de professores. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 153–167, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.7779. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7779. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos