Educação em tempos de bolhas online: uma abordagem peirceana

Autores

  • Juliana Rocha Franco Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Priscila Monteiro Borges Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7791

Palavras-chave:

Educação, Bolhas online, Fixação da Crença

Resumo

O desenvolvimento das redes sociais digitais e dos sistemas de busca na internet têm nos levado a repensar os modos como interagimos e adquirimos informação na internet. Apesar de potencialmente a internet, como um repositório gigantesco de dados, aumentar as possibilidades de acesso aos mais diversos dados, assim como o aumento da quantidade de informação, nossos modos de interação em rede hoje têm mostrado algumas restrições nesse universo de possibilidades. Neste artigo, analisaremos o surgimento das bolhas online como um fenômeno que mostra como certos modos de interação na internet podem nos levar a ficar fechados em universos muito restritos e familiares ao invés de nos proporcionar a experiência com o desconhecido a fim de descobrí-lo. Sabendo que as redes sociais digitais viraram uma das mais importantes fontes de notícia para as gerações jovens e que grande parte da informação adquirida por esses jovens vêm da internet, precisamos refletir sobre os modos como acessamos esse enorme banco de dados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Rocha Franco, Universidade do Estado de Minas Gerais

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC- SP. Foi Pesquisadora  de Pós Doutorado no Programa de Tecnologias da Inteligência e Design da PUC-SP, Brasil. Atualmente é Professora no Programa de Pós Graduação em Cognição,Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

Priscila Monteiro Borges, Universidade de Brasília

Professora do Departamento de Audiovisuais e Publicidade da Faculdade de Comunicação, Universidade de Brasília. Professora do programa de PósGraduação em Comunicação e Temporalidades da Universidade Federal de Ouro Preto. Mestre e doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP.

Downloads

Publicado

18.09.2017

Como Citar

FRANCO, Juliana Rocha; BORGES, Priscila Monteiro. Educação em tempos de bolhas online: uma abordagem peirceana. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 53–64, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7791. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7791. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: TICs e a Educação