Um futuro para a escola: experiências híbridas num mundo complexo

Autores

  • Patrícia Fonseca Fanaya Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N27.7822

Palavras-chave:

Dualismo, Complexidade, Hibridismo, Experiência, Educação

Resumo

O pensamento disjuntivo nasceu com a formulação cartesiana do res cogitans e res extensa e foi institucionalizado pelo dualismo moderno tanto na filosofia quanto na ciência, deixando como legado o isolamento radical dos saberes. É esse dualismo que ainda está na base do modelo de educação adotado hoje, em pleno século XXI, num mundo no qual a complexidade só cresce, e a experiência humana com a assim chamada realidade está se hibridizando. O objetivo deste artigo é discutir qual é o espaço de mudança que existe a partir dessa concepção de mundo ordeiro, previsível e estável; e, ainda, no que tange especificamente ao tema escola-sociedade, apontar como é possível transformar essa relação a fim de que ela se torne mais significativa no contexto hipercomplexo em que vivemos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Fonseca Fanaya, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós doutoranda em Filisofia na UFSC, doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP com bolsa sanduíche  Capes/Fulbright na Penn State University, Mestre em Estudos da Tradução pela UFSC, graduada em Comunicação Social pela UnB.

Downloads

Publicado

18.09.2017

Como Citar

FANAYA, Patrícia Fonseca. Um futuro para a escola: experiências híbridas num mundo complexo. Dialogia, [S. l.], n. 27, p. 27–39, 2017. DOI: 10.5585/dialogia.N27.7822. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/7822. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: TICs e a Educação