Diversidade e Multiculturalismo: formação docente necessária à Educação de Jovens e Adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N31.8675

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Formação docente/educador. Solidariedade. Diversidade. Multiculturalismo.

Resumo

A intenção é possibilitar a reflexão sobre a formação do educador que irá atuar na Educação de Jovens e Adultos (EJA) com vistas a Educação para diversidade, multiculturalismo e solidariedade nas questões relativas aos processos educativos, (re) escolarização e ensino-aprendizagem dos chamados “coletivos diversos”. Não há mais como negar a diversidade presente nas escolas de EJA. A questão é problematizar a partir dessa multiculturalidade e dos conhecimentos que esses educandos trazem consigo, como a escola de EJA poderá possibilitar essa construção de novos saberes, possibilitando ir “além”, possibilitando um novo “vir a ser,” educar para visibilizar o que está escondido, educar para o que ainda não é, educar dar voz e vez as multiplas culturas e as diversidades, educar para o ser mais como propunha Paulo Freire. Partindo desse presuposto, realiza-se uma revisão literária nas obras de Freire, com vistas a singularidade, solidariedade, diversidade e multiculturalidade presente na EJA.

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Biografia do Autor

Sonia Maria Haracemiv, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutorado em Currículo e Avaliação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná.
Paraná - PR - Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9305-5227

Ana Maria Soek, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. Coordenação Editorial na Editora Interativa. Paraná -  PR -  BrasilORCID: http://orcid.org/0000-0002-4827-8242 

Doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade Federal do Paraná. Bolsista CAPES. Coordenação Editorial na Editora Interativa.

Paraná -  PR -  Brasil

ORCID: http://orcid.org/0000-0002-4827-8242

Emanuelle Milek, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Educação na Universidade Federal do Paraná.
Paraná - PR - Brasil
ORCID: http://orcid.org/0000-0001-9489-3847

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Publicado

30.04.2019

Como Citar

HARACEMIV, Sonia Maria; SOEK, Ana Maria; MILEK, Emanuelle. Diversidade e Multiculturalismo: formação docente necessária à Educação de Jovens e Adultos. Dialogia, [S. l.], n. 31, p. 155–164, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N31.8675. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8675. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos