Considerações sobre o ensino de área e perímetro
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v4i0.874Palavras-chave:
Área. Crianças de ensino fundamental. Perímetro.Resumo
Neste estudo, procura-se investigar os resultados que podem ser obtidos com a aplicação de uma seqüência de ensino para introdução dos conceitos de área, perímetro e suas relações baseadas em materiais manipulativos. Como embasamento teórico, servimo-nos de Douady e Perrin-Glorian (1989); Franchi e outros (1992) e Baltar (1996) e das experiências realizadas pelo Programa de Estudos e Pesquisas no Ensino de Matemática (Proem). Para realizar a investigação, foram desenvolvidas atividades com materiais concretos (tábua de pregos, cartolina, papéis quadriculados e barbantes), que possibilitaram a observação das dificuldades encontradas pelas crianças de 5ª e 6ª séries do ensino fundamental para assimilação dos conceitos de área e perímetro e suas relações. Nesta pesquisa esses alunos puderam manipular materiais, discutir e questionar as idéias relacionadas e dissociadas, o que permitiu a passagem do quadro geométrico para o numérico, de forma gradual e natural, levando-os ao reconhecimento das fórmulas de área e perímetro como conseqüência das situações vivenciadas.Downloads
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Publicado
01.04.2008
Como Citar
PERROTTA, Roberto Camillo; PERROTA, Suzete Geraldi Montenegro. Considerações sobre o ensino de área e perímetro. Dialogia, [S. l.], v. 4, p. 81–88, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v4i0.874. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/874. Acesso em: 20 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
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