Porque o samba é fi lho da dor (a comemoração dos 500 anos do “descobrimento” do Brasil e a opinião da imprensa portuguesa)

Autores

  • José Manuel Viegas Neves Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v4i0.877

Palavras-chave:

Comemorativismo. Historiografia. Nacionalismo.

Resumo

A partir da análise de artigos de opinião publicados na imprensa portuguesa por ocasião da comemoração dos 500 anos do “descobrimento” do Brasil, procura-se situar as relações complexas entre história, poder e identidade, esboçando-se, assim, alguns traços dominantes do nacionalismo português. Em concreto, procura-se perceber o lugar do passado imperial do país nas narrativas históricas e na imaginação sociológica de intelectuais. Igualmente central é a análise dos eixos norteadores da modernidade política que dominaram a abordagem das relações de poder no contexto colonial e hoje permeiam essas relações em contexto pós-colonial, no que se refere à relação de colonização e de contestação à comemoração dos 500 anos do “descobrimento” protagonizada por diferentes movimentos sociais no Brasil.

Downloads

Biografia do Autor

José Manuel Viegas Neves, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da

Doutorando em História da Cultura – Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa [Portugal].

Downloads

Publicado

01.04.2008

Como Citar

NEVES, José Manuel Viegas. Porque o samba é fi lho da dor (a comemoração dos 500 anos do “descobrimento” do Brasil e a opinião da imprensa portuguesa). Dialogia, [S. l.], v. 4, p. 101–113, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v4i0.877. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/877. Acesso em: 17 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos
Visualizações
  • Resumo 250
  • PDF 184