Escola e interculturalidade: elementos para pensar a diversidade no currículo
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8783Palavras-chave:
Escola. Currículo. Diferenças. Interculturalidade.Resumo
O objetivo é pensar que a interculturalidade, enquanto mecanismo entre diferentes culturas, tornou-se uma perspectiva de se pensar a educação na sua globalidade. A perspectiva da interculturalidade contraria o discurso etnocêntrico, evidenciando as contradições nas práticas curriculares explícitas e implícitas, operando uma “rachadura” no sistema escolar e educacional, levando os/as profissionais que nele estão envolvidos/as a uma reflexão que propõe à necessidade de mudança e de desconstrução. Cabe-nos reconhecer que a complexidade dos enunciados denuncia a necessidade do enfrentamento das relações dominantes de poder na escola, visando torná-la um lugar de encontro, de aproximação e de articulação das diferenças, a partir da incorporação das relações interculturais e da promoção do diálogo entre os padrões culturais existentes e suas múltiplas significações. Torna-se um desafio à construção de uma nova relação com o currículo entendido como processo de construção social.Downloads
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Publicado
26.12.2018
Como Citar
MARQUES, Luciana Pacheco; MEIRELES, Gabriela Silveira. Escola e interculturalidade: elementos para pensar a diversidade no currículo. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 111–119, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.8783. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8783. Acesso em: 29 mar. 2024.
Edição
Seção
Artigos
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