Escola e interculturalidade: elementos para pensar a diversidade no currículo

Autores

  • Luciana Pacheco Marques Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Gabriela Silveira Meireles Faculdade Ubaense Ozanam Coelho

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.8783

Palavras-chave:

Escola. Currículo. Diferenças. Interculturalidade.

Resumo

O objetivo é pensar que a interculturalidade, enquanto mecanismo entre diferentes culturas, tornou-se uma perspectiva de se pensar a educação na sua globalidade. A perspectiva da interculturalidade contraria o discurso etnocêntrico, evidenciando as contradições nas práticas curriculares explícitas e implícitas, operando uma “rachadura” no sistema escolar e educacional, levando os/as profissionais que nele estão envolvidos/as a uma reflexão que propõe à necessidade de mudança e de desconstrução. Cabe-nos reconhecer que a complexidade dos enunciados denuncia a necessidade do enfrentamento das relações dominantes de poder na escola, visando torná-la um lugar de encontro, de aproximação e de articulação das diferenças, a partir da incorporação das relações interculturais e da promoção do diálogo entre os padrões culturais existentes e suas múltiplas significações. Torna-se um desafio à construção de uma nova relação com o currículo entendido como processo de construção social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciana Pacheco Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.
Professora Titular da Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. Juiz de Fora – MG – Brasil

Gabriela Silveira Meireles, Faculdade Ubaense Ozanam Coelho

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Faculdade Ubaense Ozanam Coelho,
dos Cursos de Pedagogia e de Psicologia. Ubá – MG – Brasil

Downloads

Publicado

26.12.2018

Como Citar

MARQUES, Luciana Pacheco; MEIRELES, Gabriela Silveira. Escola e interculturalidade: elementos para pensar a diversidade no currículo. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 111–119, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.8783. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8783. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos