Educação Multicultural no Universo Hip-Hop

Autores

  • Maria Aparecida Costa dos Santos Prefeitura Municipal de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N29.8821

Palavras-chave:

Hip-Hop. Paulo Freire. Periferia. Resistência cultural. Arte popular.

Resumo

Por meio de investigação bibliográfica e empírica, tomando principalmente como suporte de análise os princípios epistemológicos da Pedagogia do oprimido, de Paulo Freire, este estudo discute a constituição do Hip-Hop como movimento social e cultural, estabelecendo suas relações com a perspectiva multicultural. As análises desenvolvidas nesta pesquisa revelaram que o Hip-Hop é, hoje, um fenômeno mundial único, à medida que envolve jovens e adultos das periferias de todo o planeta. Trata-se de um movimento que se manifesta em diferentes lugares e, em muitos casos, traduz-se como única alternativa às múltiplas formas de violência, revelando-se, portanto, como um processo também educador e de resistência sociocultural. O Hip-Hop é marcado também por um caráter profundamente dialético, na medida em que manifesta-se inacabado e em permanente movimento de constituição e reconfiguração no cenário social. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Aparecida Costa dos Santos, Prefeitura Municipal de São Paulo

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação USP, mestra em Educação pelo PPGE Uninove, Licenciatura em Educação Física pela UNESP e professora de Educação Física da PMSP

Downloads

Publicado

24.08.2018

Como Citar

COSTA DOS SANTOS, Maria Aparecida. Educação Multicultural no Universo Hip-Hop. Dialogia, [S. l.], n. 29, p. 33–46, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N29.8821. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/8821. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Educação e Multiculturalismo