Reflexões práticas sobre a formação de professores de língua portuguesa: a construção do memorial

Autores

  • José Luís Marques López Landeira UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.894

Palavras-chave:

Cultura. Formação de professores. Identidade docente. Memorial. Prática de ensino.

Resumo

Propomos, neste artigo, refletir sobre o papel da universidade na prática de ensino de professores, particularmente no que se refere ao campo da linguagem. Para esse fim, tomamos como base determinadas confluências do processo ensino-aprendizagem, com a memória e a identidade do aluno que se habilita ao magistério. Acreditamos que a construção da identidade do professor seja um processo que, necessariamente, transita pela formação acadêmica; daí a importância das disciplinas agrupadas sob a rubrica Prática de Ensino. A nossa proposta parte da memória do aluno, a qual, por meio da intervenção do professor, torna-se ponte para a construção de uma identidade docente que relaciona os conteúdos aprendidos, específicos da área, à prática da didática. Nesse sentido, parece-nos importante considerar a realidade desse aluno, futuro professor, e os objetivos de formação a que aspira.

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Biografia do Autor

José Luís Marques López Landeira, UNINOVE, São Paulo

Linguagem e Educação

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Publicado

02.04.2008

Como Citar

LANDEIRA, José Luís Marques López. Reflexões práticas sobre a formação de professores de língua portuguesa: a construção do memorial. Dialogia, [S. l.], v. 5, p. 125–134, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v5i0.894. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/894. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos