Reflexões práticas sobre a formação de professores de língua portuguesa: a construção do memorial
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.v5i0.894Palavras-chave:
Cultura. Formação de professores. Identidade docente. Memorial. Prática de ensino.Resumo
Propomos, neste artigo, refletir sobre o papel da universidade na prática de ensino de professores, particularmente no que se refere ao campo da linguagem. Para esse fim, tomamos como base determinadas confluências do processo ensino-aprendizagem, com a memória e a identidade do aluno que se habilita ao magistério. Acreditamos que a construção da identidade do professor seja um processo que, necessariamente, transita pela formação acadêmica; daí a importância das disciplinas agrupadas sob a rubrica Prática de Ensino. A nossa proposta parte da memória do aluno, a qual, por meio da intervenção do professor, torna-se ponte para a construção de uma identidade docente que relaciona os conteúdos aprendidos, específicos da área, à prática da didática. Nesse sentido, parece-nos importante considerar a realidade desse aluno, futuro professor, e os objetivos de formação a que aspira.Downloads
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Publicado
02.04.2008
Como Citar
LANDEIRA, José Luís Marques López. Reflexões práticas sobre a formação de professores de língua portuguesa: a construção do memorial. Dialogia, [S. l.], v. 5, p. 125–134, 2008. DOI: 10.5585/dialogia.v5i0.894. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/894. Acesso em: 29 nov. 2023.
Edição
Seção
Artigos
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