Youth and Adult Education under a socio-historical lens: challenges and perspectives

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/52.2025.25850

Keywords:

youth and adult education, history of education, educational policy

Abstract

This article examines Youth and Adult Education (EJA) and how changes in policies and society have shaped EJA over time up to the advent of EJA-EaD in Juazeiro-BA. It operates with a relational and socio-historical analysis in an attempt to grasp the dynamics of power in this mode of education and teaching. The importance of understanding EJA is highlighted, given that its evolution is intertwined with social, political, and economic transformations. The study is based on bibliographic sources and documents about EJA in Brazil and the city of Juazeiro-BA. An interpretative approach is used to analyze the connections and recurring themes related to the history of EJA and the influences of educational and social policies. The aim is to shed light on the challenges faced by EJA and emphasize the importance of socio-historical approaches. The article concludes with an analysis of the current challenges and the importance of these approaches in this specific form of schooling.

CROSSMARK_Color_horizontal.svg

Downloads

Author Biographies

Denise Amaral Batista, Bahia State University

Mestranda em Educação no Programa de Pós -Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. Especialista em Neuropsicopedagogia (2021) pela Universidade Unyleya. Pós -graduada em Alfabetização e Letramento- UNIRP, (2019). Extensão Universitária nas disciplinas; Sociogênese da Profissionalização docente e Políticas de Alfabetização e Letramento no Programa de pós-graduação, Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2018). Pesquisa os seguintes temas: Alfabetização de Jovens e Adultos, história, cultura e memória. Participa do Grupo de Pesquisa: Educação, Desenvolvimento e Profissionalização do Educador, do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação e Pedagogia da Pesquisa - GEPHEPP, da Universidade do Estado da Bahia. 

José Roberto Gomes Rodrigues, Bahia State University

Professor Titular da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Doutorado em Educação pela USP. Mestrado em Educação pela UFMG. Graduação em Pedagogia pela UNEB. Especialização (lato sensu) em Metodologia do Ensino Superior pela PUCMinas; Especialização (lato sensu) em Avaliação Educacional pela UnB; Estágio (internacional) de Doutorado (Sanduiche-CAPES) em história da educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa (FPCE-UL). Residência Pós-Doutoral no Centro de Pesquisas em História da Educação (GEPHE) do Programa de Pós-Graduação em Educação da FaE/UFMG, como Bolsista Pós-Doutorado Júnior (PDJ) do CNPq. Docente do Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semi-Áridos - PPGESA da UNEB/Campus III. Experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: história da educação, ensino de história da educação, instituição escolar; história do ensino secundário (médio); história das disciplinas escolares; sociologia da educação; avaliação da aprendizagem, avaliação institucional e avaliação do ensino superior. Membro da Comissão Técnica de Acompanhamento da Avaliação CTAA do INEP-MEC (2020-2022). Autor dos seguintes livros: Campo Historiográfico-Educacional e Ensino: Editora Appris; Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa - análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar: Editora Appris; e Pedagogia e Ensino de História da Educação, Editora Liberlivro.

Michele Batista das Neves, Bahia State University

Mestranda em Educação no Programa de Pós -Graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos - PPGESA. Especialista em Psicopedagogia Institucional e Clínica, pela Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias - FAC. Pedagoga pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB, Professora Concursada da Rede Municipais de Ensino - Juazeiro - BA, Assessora Pedagógica na Secretaria Municipal de Educação: Diretoria de Educação Infantil - Juazeiro-BA. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Continuada, atuando principalmente nos seguintes temas: Alfabetização, Políticas Públicas Educacionais, Práxis pedagógica. Pesquisadora de Literatura Infantil e Infância

References

ARROYO, M. Passageiros da Noite do Trabalho para a EJA: Intinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópoles, RJ: Ed. VOZES, 2017, p. 288.

ARROYO, Miguel G. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. Educação & Sociedade, v. 31, p. 1381-1416, 2010.Disponível em: SciELO - Brasil - Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados .Acesso em 02, maio.2024.

BATISTA, Denise A.; MARTINS, Josemar. Reflexões acerca da Alfabetização e Letramento para Alunos da EJA. In: Encarando o Bicho Papão: experimentos vividos em letramento e alfabetização. Curitiba: CRV, 2022.

BOURDIEU, P. O Poder Simbólico. Memória e Sociedade. Tradução: Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Ed Difel, 1989.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Seção 1, p. 27833. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm . Acesso em: 27, nov. 2023.

BRASIL, Resolução N°1, de 28 de maio de 2021. Que institui; Institui Diretrizes Operacionais para a Educação de Jovens e Adultos nos aspectos relativos ao seu alinhamento à Política Nacional de Alfabetização (PNA) e à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e Educação de Jovens e Adultos a Distância. Disponível online em:

http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=191091-rceb001-21&category_slug=junho-2021-pdf&Itemid=30192. Acesso em:27, nov. 2023.

CHAPOULIE, Jean-Michel; BRIAND, Jean-Pierre. A instituição escolar e a escolarização: uma visão de conjunto. Educação & Sociedade, n. 47, p. 11-60, 1994. Disponível online em: https://pt.scribd.com/document/346832455/CHAPOULIE-Jean-BRIAND-Jean-A-instituicao-escolar-e-a-escolarizacao-pdf . Acesso em: 06, maio. 2024.

CHERVEL, André. História das disciplinas escolares: reflexões sobre um campo de pesquisa. In: Teoria e Educação, Porto Alegre: Pannonica, n. 2, p. 177-229, 1990.Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3986904/mod_folder/content/0/Chervel.pdf. Acesso em: 27, nov.2023.

HADDAD, Sérgio e DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista de Educação. maio/jun/jul/ago. 2000. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YK8DJk85m4BrKJqzHTGm8zD/?format=pdf&lang=pt . Acesso em 27, nov.2023.

JUAZEIRO, Instrução Normativa, N°2 de 2022. Dispõe sobre os procedimentos de implantação da Avaliação Progressiva e Exame de Certificação para os estudantes matriculados na Modalidade EJA EaD – Etapas IV e V. Disponível em: https://doem.org.br/ba/juazeiro/diarios/previsualizar/WNxP7JNr . Acesso em: 28, nov.2023.

RODRIGUES, José Roberto Gomes. Ensino Médio na Bahia e o Ginásio Ruy Barbosa: análise sócio-histórica da criação e consolidação de uma instituição escolar. 1. Ed. Curitiba: Appris, 2018.

SAMPAIO, M. N. Educação de Jovens e Adultos: uma história de complexidade e tensões. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 13-27, 2009. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/600 . Acesso em: 8 set. 2023.

SAVIANI, Dermeval. Educação e colonização: As ideias pedagógicas no Brasil. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Org.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil, vol. 1. Séculos XVI-XVIII. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2004. p. 121-130.

Published

2025-03-07

How to Cite

BATISTA, Denise Amaral; RODRIGUES, José Roberto Gomes; NEVES, Michele Batista das. Youth and Adult Education under a socio-historical lens: challenges and perspectives . Dialogia, [S. l.], n. 52, p. e25850, 2025. DOI: 10.5585/52.2025.25850. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/25850. Acesso em: 17 may. 2025.

Issue

Section

Artigos
Views
  • Abstract 167
  • PDF (Português (Brasil)) 33