Entre margens: Guimarães Rosa na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.N30.10626Palavras-chave:
Literatura. Ensino. Conto. Guimarães Rosa.Resumo
Este artigo propõe uma abordagem didática para “A Terceira Margem do Rio”, um dos mais famosos contos de Guimarães Rosa. Neste contexto, sugerem-se alguns aspectos para a sua abordagem no Ensino Médio, bem como algumas possíveis atividades de avaliação. Baseado em diferentes fontes teóricas - que combinam documentos oficiais como os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) e as OCEM (Orientações Curriculares para o Ensino Médio), alguns estudiosos do ensino de literatura como Vincent Jouve e diferentes trabalhos críticos sobre “A Terceira Margem do Rio” - , o texto pretende destacar a importância da literatura na escola, na qual o professor desempenha um papel específico e mesmo crucial.Downloads
Downloads
Publicado
26.12.2018
Como Citar
VALE NETO, Júlio de Souza; PERUSSI BERTÃO, Lara Silva; DIAS KIKUCHI, Nayra Mikie. Entre margens: Guimarães Rosa na sala de aula. Dialogia, [S. l.], n. 30, p. 47–58, 2018. DOI: 10.5585/dialogia.N30.10626. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/10626. Acesso em: 17 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático: Educação e Literatura
Visualizações
- Resumo 425
- PDF 993