Gêneros textuais, análise linguística e bullying: diálogos entre ensino de língua materna e cidadania

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N32.13628

Palabras clave:

Análise Linguísitica, gêneros textuais, bullying

Resumen

Este trabalho discute o ensino-aprendizagem das classes de palavras adjetivo e advérbio, de forma reflexiva e pautada nos gêneros textuais, perpassado pelo tema transversal do bullying. A partir das perspectivas sociointeracionista de linguagem (KOCH & ELIAS, 2006), da análise linguística (GERALDI, 1984; MENDONÇA, 2006) e sob a metodologia da pesquisa-ação (THIOLENT, 1986; MORIN, 2004), relata e analisa resultados de intervenção realizada em aulas de língua portuguesa no 6º ano com o objetivo de explicitar a relação entre as classes de palavras e os gêneros argumentativos e impulsionar discussões e reflexões sobre a prática de bullying. Os resultados da análise de dados revelaram que os alunos ganharam proficiência quanto ao uso mais formal dos adjetivos e dos advérbios em prol da argumentação, compreenderam melhor as características dos gêneros textuais envolvidos e mostraram-se pesquisadores e críticos de suas próprias realidades com relação à realidade do bullying na escola e às formas de abordá-lo.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Juliana Maria de Oliveira Moreira, Instituto Estadual de Educação de Juiz de Fora.

Mestrado em Letras (Faculdade de Letras - FALE/UFJF - Juiz de Fora - MG), pós-graduação em Estudos Literários (Faculdade de Letras - FALE/UFJF - Juiz de Fora - MG)e graduação em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e respectivas literaturas (Faculdade Santa Marcelina - Muriaé - MG).

Natália Sathler Sigiliano, Universidade Federal de Juiz de Fora

Professora adjunta da faculdade de Letras da Universidade Federal de Juiz de Fora e professora permanente do mestrado profissional em Letras, PROFLETRAS/UFJF. Graduou-se em Letras pela mesma instituição. Obteve o título de mestre em Letras (área de concentração em Linguística) ainda nesta universidade, sob orientação da Prof. Dra. Nilza Barrozo Dias, em 2008. Doutorou-se em Linguística na Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob orientação da Prof. Dra. Maria Luiza Braga, em 2013. Foi professora de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e no Ensino Médio. É autora de coleções de livros didáticos de língua portuguesa destinadas ao Ensino Fundamental.

Publicado

2019-08-31

Cómo citar

OLIVEIRA MOREIRA, Juliana Maria de; SIGILIANO, Natália Sathler. Gêneros textuais, análise linguística e bullying: diálogos entre ensino de língua materna e cidadania. Dialogia, [S. l.], n. 32, p. 120–135, 2019. DOI: 10.5585/dialogia.N32.13628. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/13628. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Violências na Escola