Atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica: entre reflexões e proposições

Autores/as

  • Célia Regina Teixeira Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Departamento de Educação, Mamanguape, Campus IV - Litoral Norte. http://orcid.org/0000-0002-0621-5139
  • Joseval dos Reis Miranda Professor da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Metodologia da Educação e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPB, na unidade Mamanguape, Campus IV- Litoral Norte. http://orcid.org/0000-0002-0713-0110

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.14809

Palabras clave:

Atuação do/a pedagogo/a, Coordenação pedagógica, Coordenador/a pedagógico/a

Resumen

O presente artigo decorre de nossas reflexões teóricas e metodológicas construídas no âmbito das experiências docentes em disciplinas e temas da Didática, da Formação de professores/as, do Estágio Supervisionado e da Coordenação Pedagógica. O objetivo geral foi compreender o processo de atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica no que diz respeito à gestão dos processos de formação continuada de professores/as frente às suas diversas práticas. O diálogo entre as referências teóricas foi tecido com os/as autores/as os quais discutem o espaço da coordenação pedagógica, o papel do/a coordenador/a pedagógico/a e a formação continuada e em serviço. Com base nas proposições mencionadas ao longo do texto, apontamos aspectos como: a importância da formação continuada para os/as coordenadores/as pedagógicos/as, a necessidade da construção da identidade do/a coordenador/a, a construção do espaço da coordenação como espaço democrático e o desenvolvimento de um processo de formação reflexivo e crítico. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Célia Regina Teixeira, Universidade Federal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação, Departamento de Educação, Mamanguape, Campus IV - Litoral Norte.

Professora Doutora da Universidade Federal da Paraíba (2010). Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1991), Especialista em Didática e Currículo do Ensino Fundamental pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992, 1998), Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2001) e Doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atualmente é membro do núcleo docente estruturante do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba e do curso de Letras-Inglês da Universidade Federal da Paraíba. Parecerista da Editora da Universidade Federal da Paraíba, Revista Brasileira de Educação, Teoria e Prática (Unesp), Cadernos de Pedagogia(Ufscar), Revista Internacional de Investigación en Educación e Revista Mágis. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Práticas Educativas, Currículo e Cultura (CNPq). As publicações em periódicos estão inseridas no macro campo da Educação, discutindo os micro temas: Formação de Professores, Currículo e Avaliação Educacional. Projetos de Pesquisas e Orientações versam sobre o papel da escola e a importância do oficio docente, avaliação da aprendizagem, ensino e aprendizagem, escolas públicas e gestão escolar.

Joseval dos Reis Miranda, Professor da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Metodologia da Educação e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPB, na unidade Mamanguape, Campus IV- Litoral Norte.

Doutor em Educação. Professor da Universidade Federal da Paraíba, Centro de Educação, Departamento de Metodologia da Educação e Professor do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS/UFPB, na unidade Mamanguape, Campus IV- Litoral Norte.

Citas

ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O Relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O Coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 67-80.

ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; VIEIRA, Marili M. da Silva. O Coordenador Pedagógico e a questão dos saberes. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2010, pp. 11-24.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, MEC, 1996.

CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e a nossa voz: Alguns fatores que intervêm na atuação do coordenador. In. ALMEIDA, L.R. de & PLACCO, V. M. N. de. O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p.53-66.

FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca da sua identidade. Revista Múltiplas Leituras. V.1, n.1 p. 137-131, Jan. 2008.

GARRIDO, Elsa. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Luarinda Ramalho de; CHRISTOV, Luíza Helena da Silva. O Coordenador pedagógico e a formação docente. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 9-15.

MELO NETO, João Cabral de. Tecendo a manhã. In: Poesias Completas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979.

ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O Coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O Coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 17-26.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Formação de professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. In: FERREIRA, Naura Syria Correia e AGUIAR, Maria Ângela S.(Orgs.). Para onde vão à orientação e a supervisão educacional. Campinas, SP: Papirus, 2002, p.95-106.

PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Diferentes aprendizagens do coordenador pedagógico. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2010.

SAVIANI, Dermeval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carpareto (Org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade da formação à ação. São Paulo: Cortez, 2006, p. 13-38.

VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 6. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006.

Publicado

2020-06-03

Cómo citar

TEIXEIRA, Célia Regina; MIRANDA, Joseval dos Reis. Atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica: entre reflexões e proposições. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 295–308, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.14809. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/14809. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos