Atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica: entre reflexões e proposições
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.14809Palabras clave:
Atuação do/a pedagogo/a, Coordenação pedagógica, Coordenador/a pedagógico/aResumen
O presente artigo decorre de nossas reflexões teóricas e metodológicas construídas no âmbito das experiências docentes em disciplinas e temas da Didática, da Formação de professores/as, do Estágio Supervisionado e da Coordenação Pedagógica. O objetivo geral foi compreender o processo de atuação do/a pedagogo/a no espaço da coordenação pedagógica no que diz respeito à gestão dos processos de formação continuada de professores/as frente às suas diversas práticas. O diálogo entre as referências teóricas foi tecido com os/as autores/as os quais discutem o espaço da coordenação pedagógica, o papel do/a coordenador/a pedagógico/a e a formação continuada e em serviço. Com base nas proposições mencionadas ao longo do texto, apontamos aspectos como: a importância da formação continuada para os/as coordenadores/as pedagógicos/as, a necessidade da construção da identidade do/a coordenador/a, a construção do espaço da coordenação como espaço democrático e o desenvolvimento de um processo de formação reflexivo e crítico.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Laurinda Ramalho de. O Relacionamento interpessoal na coordenação pedagógica. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O Coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 67-80.
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de; VIEIRA, Marili M. da Silva. O Coordenador Pedagógico e a questão dos saberes. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O coordenador pedagógico e questões da contemporaneidade. São Paulo: Loyola, 2010, pp. 11-24.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, DF, MEC, 1996.
CLEMENTI, Nilba. A voz dos outros e a nossa voz: Alguns fatores que intervêm na atuação do coordenador. In. ALMEIDA, L.R. de & PLACCO, V. M. N. de. O coordenador pedagógico e o espaço de mudança. São Paulo: Edições Loyola, 2005, p.53-66.
FRANCO, Maria Amélia Santoro. Coordenação pedagógica: uma práxis em busca da sua identidade. Revista Múltiplas Leituras. V.1, n.1 p. 137-131, Jan. 2008.
GARRIDO, Elsa. Espaço de formação continuada para o professor-coordenador. In: BRUNO, Eliane Bambini Gorgueira; ALMEIDA, Luarinda Ramalho de; CHRISTOV, Luíza Helena da Silva. O Coordenador pedagógico e a formação docente. 7. ed. São Paulo: Loyola, 2006, p. 9-15.
MELO NETO, João Cabral de. Tecendo a manhã. In: Poesias Completas. Rio de Janeiro, José Olympio, 1979.
ORSOLON, Luzia Angelina Marino. O Coordenador/formador como um dos agentes de transformação da/na escola. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza (Orgs.). O Coordenador pedagógico e o espaço da mudança. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2006. p. 17-26.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. Formação de professores: o espaço de atuação do coordenador pedagógico-educacional. In: FERREIRA, Naura Syria Correia e AGUIAR, Maria Ângela S.(Orgs.). Para onde vão à orientação e a supervisão educacional. Campinas, SP: Papirus, 2002, p.95-106.
PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza; SOUZA, Vera Lucia Trevisan de. Diferentes aprendizagens do coordenador pedagógico. In: ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PLACCO, Vera Maria Nigro de Souza. O coordenador pedagógico e o atendimento à diversidade. 4 ed. São Paulo: Loyola, 2010.
SAVIANI, Dermeval. A supervisão educacional em perspectiva histórica: da função à profissão pela mediação da ideia. In: FERREIRA, Naura Syria Carpareto (Org.). Supervisão educacional para uma escola de qualidade da formação à ação. São Paulo: Cortez, 2006, p. 13-38.
VASCONCELLOS, Celso dos Santos. Coordenação do trabalho pedagógico: do projeto político pedagógico ao cotidiano da sala de aula. 6. ed. São Paulo: Libertad Editora, 2006.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Dialogia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.