Educação como mecanismo de superação das relações de opressão atravessadas pela fragilidade do Ego
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16008Palabras clave:
Educação, Freud, Paulo Freire, Opressão, PsicanáliseResumen
Diante da análise teórica e histórica sobre as relações de opressão e os mecanismos de defesa do Ego, com embasamento nas obras de Paulo Freire e Freud, pode-se afirmar que há uma significativa relação entre a fragilização do Ego, a consciência hospedeira e a manutenção de ideologias como mecanismo fundamental para tal processo de fragilização. Com a consolidação das cadeias de opressão que se fazem diante das realidades sociais, mantidas como imutáveis e afetadas pelas dificuldades apresentadas como intransponíveis, a educação é uma alternativa de transformação e criadora de possibilidades reais para todas as camadas sociais. Nesse sentido, o artigo discorre sobre a compreensão da necessidade do acesso à educação, bem como alguns dos fatores que permeiam a ausência desta.
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