Educação como mecanismo de superação das relações de opressão atravessadas pela fragilidade do Ego

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16008

Palabras clave:

Educação, Freud, Paulo Freire, Opressão, Psicanálise

Resumen

Diante da análise teórica e histórica sobre as relações de opressão e os mecanismos de defesa do Ego, com embasamento nas obras de Paulo Freire e Freud, pode-se afirmar que há uma significativa relação entre a fragilização do Ego, a consciência hospedeira e a manutenção de ideologias como mecanismo fundamental para tal processo de fragilização. Com a consolidação das cadeias de opressão que se fazem diante das realidades sociais, mantidas como imutáveis e afetadas pelas dificuldades apresentadas como intransponíveis, a educação é uma alternativa de transformação e criadora de possibilidades reais para todas as camadas sociais. Nesse sentido, o artigo discorre sobre a compreensão da necessidade do acesso à educação, bem como alguns dos fatores que permeiam a ausência desta.

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Biografía del autor/a

Alexandre Patricio de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Departamento de Psicologia Clínica da PUCSP. Área: Psicanálise e Psicologia Escolar.

Psicanalista. Mestre (bolsa CAPES) e doutorando pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Clínica da PUC-SP. Pesquisador bolsista CNPq. Professor universitário. Atende em consultório particular adultos e crianças. Autor de diversos artigos e livros sobre psicanálise e educação, principalmente.

Mateus Vitor dos Santos, Universidade Paulista (UNIP)

Aluno da graduação de Psicologia da Universidade Paulista (UNIP). Pesquisador de iniciação científica.

Citas

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Publicado

2020-06-03

Cómo citar

ALMEIDA, Alexandre Patricio de; DOS SANTOS, Mateus Vitor. Educação como mecanismo de superação das relações de opressão atravessadas pela fragilidade do Ego. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 337–350, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16008. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16008. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos