O estudante imigrante e o papel do professor de matemática como agente sociocultural e político

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16711

Palabras clave:

Territorialidade, Imigração, Direitos Humanos, Inclusão, Educação Matemática

Resumen

Este artigo tem como objetivo situar o papel do professor de matemática como agente sociocultural e político promotor da inclusão de alunos imigrantes na atividade matemática, bem como no espaço escolar. Nesse sentido, buscamos responder: qual o papel do professor de matemática frente ao fenômeno das migrações? Reconhecendo, fundamentalmente, o professor de matemática como agente sociocultural e político que promove a inclusão de alunos imigrantes. Como embasamento teórico, abordamos as perspectivas de Educar em Direitos Humanos de Candau et al. (2013) e da Educação Matemática Inclusiva de Vieira e Moreira (2018) e para compreendermos os conceitos lugar e território recorremos à geógrafa Doreen Massey (2000; 2008; 2017) e a Haesbaert (1997; 2014). Por fim, concluímos que a postura do professor frente a todas as formas de discriminação e preconceito faz uma profunda diferença no cotidiano dos estudantes. E que a materialização do conhecimento matemático, nesse contexto, tem como possibilidade a resolução de problemas e a investigação matemática que incorporem conteúdos de cunho político e social. 

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Biografía del autor/a

Lygianne Batista Vieira, Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - Departamento de Métodos e Técnicas - MTC

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - UnB, possui mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2011) pela UFG, tem Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela PUC Goiás. É professora substituta na Universidade de Brasília – UnB atuando no curso de Pedagogia na área da Educação Matemática. Principais áreas de atuação: Formação de professores com ênfase em Metodologias de Ensino, Estágio, História da Matemática, Tecnologias na Educação e Matemática nos Anos Iniciais. Tem como abordagens teóricas e metodológicas a Educação Matemática Crítica e a Educação Matemática em Direitos Humanos. Participa atualmente do projeto de Pesquisa: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM, que desenvolve trabalhos e pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática.

Geraldo Eustáquio Moreira, Programa de Pós-Graduacao em Educação PPGE/UnB. Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - Departamento de Métodos e Técnicas - MTC

Estudos Pós-Doutorais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Capes 7), sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria isabel Ramalho Ortigão. Possui Doutorado em Educação Matemática, pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação, pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática, pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências, pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática, pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). 

Citas

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Publicado

2020-06-03

Cómo citar

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. O estudante imigrante e o papel do professor de matemática como agente sociocultural e político. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 185–199, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16711. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16711. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos