The immigrant student and the role of the mathematics teacher as a sociocultural and political agent

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.16711

Keywords:

Territoriality, Immigration, Human rights, Inclusion, Mathematical Education

Abstract

This article aims to situate the role of the mathematics teacher as a sociocultural and political agent promoting the inclusion of immigrant students in the mathematical activity, as well as in the school space. In this sense, we seek to answer: what is the role of the mathematics teacher  in the face of the phenomenon of migrations? Recognizing, fundamentally, the mathematics teacher as a sociocultural and political agent that promotes the inclusion of immigrant students. As a theoretical basis, we approach the perspectives of Educating in Human Rights of Candau et al. (2013) and Inclusive Mathematics Education of Vieira and Moreira (2018) and to understand the concepts place and territory we turn to the geographer Doreen Massey (2000; 2008; 2017) and Haesbaert (1997; 2014). Finally, we conclude that the teacher's attitude towards all forms of discrimination and prejudice makes a profound difference in the daily lives of students. And that the materialization of mathematical knowledge, in this context, has as a possibility the resolution of problems and mathematical research that incorporates political and social content.

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Author Biographies

Lygianne Batista Vieira, Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - Departamento de Métodos e Técnicas - MTC

Doutora em Educação pela Universidade de Brasília - UnB, possui mestrado em Educação em Ciências e Matemática (2011) pela UFG, tem Licenciatura e Bacharelado em Matemática pela PUC Goiás. É professora substituta na Universidade de Brasília – UnB atuando no curso de Pedagogia na área da Educação Matemática. Principais áreas de atuação: Formação de professores com ênfase em Metodologias de Ensino, Estágio, História da Matemática, Tecnologias na Educação e Matemática nos Anos Iniciais. Tem como abordagens teóricas e metodológicas a Educação Matemática Crítica e a Educação Matemática em Direitos Humanos. Participa atualmente do projeto de Pesquisa: Dzeta Investigações em Educação Matemática – DIEM, que desenvolve trabalhos e pesquisas relacionadas ao ensino e aprendizagem de Matemática.

Geraldo Eustáquio Moreira, Programa de Pós-Graduacao em Educação PPGE/UnB. Universidade de Brasília - Faculdade de Educação - Departamento de Métodos e Técnicas - MTC

Estudos Pós-Doutorais na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ - Capes 7), sob supervisão da Prof.ª Dr.ª Maria isabel Ramalho Ortigão. Possui Doutorado em Educação Matemática, pela PUCSP (2012), com Estágio Doutoral na Universidade do Minho (Portugal); Mestrado em Educação, pela UCB (2005); Pós-Graduação em de Ensino da Matemática, pela UNICLAR (2000); Licenciatura em Ciências, pela UEG (1996); Licenciatura em Matemática, pela UNOESTE/SP (1999) e Licenciatura em Pedagogia, pelo Instituto Superior Fátima/DF (2013). É Professor Adjunto da Universidade de Brasília - UnB, atuando na Faculdade de Educação, no Departamento de Métodos e Técnicas, vinculado aos Cursos de Educação (Licenciaturas) e é Professor/Pesquisador da Pós-Graduação, níveis Mestrado e Doutorado, do Programa de Educação (PPGE), onde desenvolve pesquisas assentadas na Linha Educação em Ciências e Matemática, relacionadas à Educação Matemática; à Matemática e à Educação. É, também, consultor e avaliador Ad Hoc do INEP/MEC/SINAES e avaliador Ad Hoc de revistas na área de Educação Matemática e Educação. Tem feito pesquisa, ensino e extensão associados a uma atuação profissional que busca consolidar abordagens construtivistas na formação de professores de Matemática, sobretudo nas subáreas da Matemática, da Educação Matemática Inclusiva, da Etnomatemática e da Cognição Matemática. Associado a estes aspectos, tem atuado pela profissionalidade, trabalho e condições da docência de professores que ensinam Matemática; epistemologias e etnociências. Focaliza, de forma complementar e associada às questões de identidade e saberes, na formação para a docência neste campo, sobretudo no plano das didáticas específicas de Educação Matemática, Matemática e Educação Matemática Inclusiva. É líder do grupo de pesquisa "Dzeta Investigações em Educação Matemática - DIEM". Secretário Geral da SBEM Nacional (2019 - 2022). 

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Published

2020-06-03

How to Cite

VIEIRA, Lygianne Batista; MOREIRA, Geraldo Eustáquio. The immigrant student and the role of the mathematics teacher as a sociocultural and political agent. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 185–199, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.16711. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16711. Acesso em: 22 dec. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Pedagogias em Diferentes Espaços Educativos