Discurso do Sujeito Coletivo: a visão dos docentes do curso de ciências biológicas licenciatura de uma Universidade Federal frente à inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16869

Palabras clave:

Educação Inclusiva, Ensino Superior, Inclusão.

Resumen

A inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior brasileiro é respaldada por aparatos legais criados ao longo dos últimos 30 anos. Apesar disso, nota-se grande dificuldade de as universidades lidarem de forma efetiva com esse público alvo. Desta forma, este trabalho tem por objetivo averiguar as percepções de docentes de uma universidade federal quanto à inclusão educacional destes alunos em um curso de licenciatura em ciências biológicas. Por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo, foi possível verificar e discutir os desafios que envolvem essa questão, identificando que, para além de políticas públicas, a prática docente adequada e a criação de ações pela universidade são essenciais para a real inclusão destes alunos.

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Biografía del autor/a

João Paulo Xavier de Freitas, Universidade Federal de Itajubá

Graduando em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Federal de Itajubá (2016). Foi bolsista Capes no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (2014-2015). Desde 2018 é integrante do Núcleo de Estudos em Formação Docente, Tecnologias e Inclusão (NEFTI) e do Grupo de Estudos Interdisciplinares e Formação de Professores (GEIFOP). Participou do Programa Residência Pedagógica e do Projeto de Extensão Práticas Inclusivas no Ensino de Ciências (2018-2019). Atuou como bolsista de iniciação científica no Núcleo de Educação Inclusiva (NEI) da Unifei (2019).
Universidade Federal de Itajubá
Itajubá – Minas Gerais, Brasil.

Ana Carolina Sales Oliveira, Universidade Federal de Itajubá

É graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e Pedagogia pela Universidade Paulista (2014). É especialista em Linguagem pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo( FCMSCSP). É especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (Ufla). É especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras) pela Faculdades Integradas de Jacarepaguá. É especialista em Audiologia pelo CEFAC Saúde e Educação. É especialista em Neuropsicopedagogia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci. Mestra e Doutora em Ciências da Linguagem (CAPES 4) pela Universidade do Vale do Sapucaí. Professora da Disciplina de LIBRAS e Linguagem e Comunicação na Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Universidade Federal de Itajubá
Itajubá – Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2020-08-28

Cómo citar

FREITAS, João Paulo Xavier de; OLIVEIRA, Ana Carolina Sales. Discurso do Sujeito Coletivo: a visão dos docentes do curso de ciências biológicas licenciatura de uma Universidade Federal frente à inclusão de alunos com deficiência no Ensino Superior. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 64–78, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16869. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16869. Acesso em: 16 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação como Direito Humano e Social