A educação de jovens e adultos no Brasil: entre trajetórias descontínuas e a expectativa do direito

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16910

Palabras clave:

Direito à educação, Direito social, EJA.

Resumen

O presente artigo visa, a partir de revisão bibliográfica e análise documental, discutir os aspectos históricos e teóricos do direito à educação, relacionando-os com a educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil. O referencial teórico utilizado abarca autores que apresentam uma visão ampla do direito, como Marshall e Bobbio, outros que se dedicam às discussões sobre direito à educação, como Cury, além de autores que estudam especificamente a EJA, como Haddad, Di Pierro, Paiva e Machado. O estudo espera contribuir no sentido de ampliar a visibilidade do movimento do direito à educação, ratificando que esta ação sempre enfatizou a luta por direitos humanos e pelo princípio da igualdade. Constatou-se que é necessário a implementação de políticas públicas que tenham como foco diminuir as desigualdades historicamente acumuladas, garantindo o acesso, a permanência e o êxito na aprendizagem dos sujeitos da EJA.

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Biografía del autor/a

Jupter Martins de Abreu Júnior, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), Duque de Caxias - RJ, Brasil.

Helen Wanderley do Prado, Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Técnica em Assuntos Educacionais (TAE) do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ). Duque de Caxias - RJ, Brasil.

Citas

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Recebido em: 24 mar. 2020/ Aprovado em: 06 jul. 2020.

Publicado

2020-08-28

Cómo citar

ABREU JÚNIOR, Jupter Martins de; PRADO, Helen Wanderley do. A educação de jovens e adultos no Brasil: entre trajetórias descontínuas e a expectativa do direito. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 93–106, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16910. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16910. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação como Direito Humano e Social