A educação escolar como um direito e as medidas socioeducativas de internação: o sujeito de direitos entre dilemas no ambiente escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16932

Palabras clave:

Adolescente infrator, Educação, Medidas socioeducativas de internação.

Resumen

Este artigo apresenta parte da pesquisa realizada para dissertação de mestrado em 2019 e se propõe discutir a educação escolar como medida socioeducativa de internação para adolescentes autores de ato infracional, com foco na mediação pedagógica e em dilemas enfrentados pelo educador no ambiente escolar. A pesquisa foi realizada na escola instalada no Centro Socioeducativo de Internação em Macapá/Amapá, com oito adolescentes e nove educadores, foi baseada na abordagem qualitativa, adotando-se a observação participante e estrevistas semiestruturadas para coleta de dados. Entre os principais resultados destacam-se: o adolescente que comete atos infracionais é marcado como ser negativo à sociedade e o processo educacional previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente, como alternativa para mudança de vida, ainda está dissonante do seu propósito, em razão de deficiências na formação docente, a despeito disso os educadores imprimem dedicação e esforço para tornar o processo o menos sentenciador possível.

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Biografía del autor/a

Angelica de Oliveira Furtado, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Amapá

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá. Professora na rede pública estadual de ensino de Macapá/Amapá/Brasil

Eliana do Socorro de Brito Paixão, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP, Amapá

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (MG). Professora permanente na Universidade Federal do Amapá/ Brasil

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Publicado

2020-08-28

Cómo citar

FURTADO, Angelica de Oliveira; PAIXÃO, Eliana do Socorro de Brito. A educação escolar como um direito e as medidas socioeducativas de internação: o sujeito de direitos entre dilemas no ambiente escolar. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 163–181, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16932. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16932. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação como Direito Humano e Social