De espionagem à produção do conhecimento comum e heterogêneo na escola: a participação das crianças na pesquisa em educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n35.16936

Palabras clave:

Crianças, Direito à educação, Participação em pesquisa.

Resumen

Apresenta a educação e, em específico, a produção do conhecimento comum e heterogêneo na escola, como direito humano e social, sobretudo, das crianças. Pensa a infância não só como categoria geracional, mas também como condição da experiência e denota a recepção das crianças ao mundo e a experiência como sentidos da educação. Traz uma pesquisa com perspectiva cartográfica realizada junto a 41 (quarenta e uma) crianças e 06 (seis) professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental e destaca fragmentos que enfatizam a diferença entre a espionagem e a produção do conhecimento comum e heterogêneo na escola. Dessa forma, questiona a realização de pesquisas em educação sobre crianças e reflete acerca da produção de conhecimento com as crianças na escola. Aponta outros modos de pensar o acesso à educação e a luta por este direito.

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Biografía del autor/a

Fernanda Maria Santos Albuquerque, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco.
Docente da rede municipal de ensino de Toritama – PE, Brasil.

Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco
Professora Associada II do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), como docente permanente. É coordenadora do PPGEduc.

Nádia Priscila de Lima Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2020-08-28

Cómo citar

ALBUQUERQUE, Fernanda Maria Santos; SALLES, Conceição Gislâne Nóbrega Lima de; CARVALHO, Nádia Priscila de Lima. De espionagem à produção do conhecimento comum e heterogêneo na escola: a participação das crianças na pesquisa em educação. Dialogia, [S. l.], n. 35, p. 52–63, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n35.16936. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/16936. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação como Direito Humano e Social