Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n34.17123

Palabras clave:

Educação Digital, Tecnologias Digitais, Ensino Online, COVID 19, Pandemias.

Resumen

A evolução das tecnologias e das redes de comunicação tem provocado mudanças acentuadas na sociedade, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de ensino e de aprendizagem. Mas ninguém, nem mesmo os professores que já adotavam ambientes online nas suas práticas, imaginava que seria necessária uma mudança tão rápida e emergencial, de forma quase obrigatória, devido à expansão do coronavírus. Na realidade, com a chegada abrupta do vírus, as instituições educativas e os professores foram forçados a adotar práticas de ensino a distância, práticas de ensino remoto de emergência, muito diferentes das práticas de uma educação digital em rede de qualidade. Tendo, pois, em consideração esse cenário, o objetivo deste texto é apresentar, resumidamente, os princípios básicos para o design de um ambiente online, relacionado à organização, seleção de recursos, preparação e avaliação de e-atividades de aprendizagem.

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Biografía del autor/a

José António Marques Moreira, Universidade Aberta, Portugal

Doutoramento em Ciências da Educação- Universidade de Coimbra.

Professor no Departamento de Educação e Ensinoa Distância - Universidade Aberta

Susana Henriques, Universidade Aberta, Portugal

Professora no Departamento de Educação e Ensino a Distância- Universidade Aberta, Portugal

Daniela Barros, Universidade Aberta, Portugal

Professora no Departamento de Educação e Ensino a Distância- Universidade Aberta, Portugal

Publicado

2020-06-03

Cómo citar

MOREIRA, José António Marques; HENRIQUES, Susana; BARROS, Daniela. Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, [S. l.], n. 34, p. 351–364, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n34.17123. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/17123. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos