Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18337

Palabras clave:

Tecnologias Digitais, Ensino Remoto Emergencial, Licenciatura em Pedagogia, Formação de Professores

Resumen

A necessidade da inserção das Tecnologias Digitais (TD) no campo da educação se tornou ainda mais significativa em virtude do distanciamento social, oriundo da pandemia de COVID-19. Instituições de ensino do mundo inteiro passaram a adaptar seus planejamentos do presencial para o on-line, por meio do Ensino Remoto Emergencial (ERE). Nesse sentido, esta análise, de abordagem qualitativa, caracterizada como exploratória e aliada ao estudo de caso, buscou investigar os principais desafios e possibilidades que emergiram nessa experiência ímpar e desafiadora, na perspectiva da formação docente, encontrados para atuação no ERE. Questões envolvendo infraestrutura e contexto corroboraram para gerar fatores intervenientes, porém esses foram apenas tangenciados em função da discussão proposta. Os resultados obtidos demonstram a falta de uma formação inicial adequada acerca das TD como principal desafio e, também, limitadora, porém não determinante, por parte dos docentes para poder utilizar, de forma ampla e reflexiva, as plataformas on-line no ERE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lisandra da Trindade Alfaro, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul.

Caroline Tavares de Souza Clesar, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora assistente de ciências exatas da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul e doutoranda em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora titular da Escola Politecnica da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola de Humanidades/PUCRS. Líder do Grupo de Pesquisa cadastrado no CNPq- ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Tecnologias Digitais e Educação a Distância.

Citas

ARETIO, Lorenzo García. Educação a Distância. Bases conceituais. Educação a distância hoje. Madrid: Universidade de Educação à Distância, p. 11-57, 2001.

ARRUDA, Eucidio. Educação Remota Emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Universidade Federal de Minhas Gerais. Revista de Educação à Distância, v. 7, nº 1, 2020.

BARROS, Osimara da Silva. Prática Pedagógica do Professor de Tecnologia: Um Estudo de Caso na Licenciatura em Pedagogia em uma Instituição Privada Confessional de Ensino Superior em Salvador. Universidade do Estado da Bahia. Salvador, 2018.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Plano Nacional de Educação (lei 13.005/2014). Brasília, 2014.

DOS SANTOS CARVALHO, Eliana Márcia; ARAÚJO, Ginaldo Cardoso. Ensino remoto, saberes e formação docente: uma reflexão necessária. Revista Cocar, v. 14, n. 30, 2020.

DA SILVA, Jussara Santana. Tecnologia como ferramenta pedagógica: relatório de atividades desenvolvidas durante o estágio não obrigatório. Revista EDaPECI, v. 18, n. 1, p. 119-129, 2018.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. Tradução de Adriana Lopez. Rio de Janeiro. Editora Paz e Terra, 1986.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar um projeto de pesquisa. São Paulo, Editora Atlas – 4º edição. 2002.

HOLGES, Charles et al. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. 2020.

JOYE, Cassandra; MOREIRA, Marília; ROCHA, Sinara. Educação a Distância ou Atividade Remota Emergencial: em busca pelo elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e521974299, 2020.

LIMA, Edilma Machado de. Formação de professores para a fluência tecnológico-pedagógica em tecnologia assistiva no curso de pedagogia. Tese de Doutorado. Programa de pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, 2019.

LOPES, Cristina; AZEVEDO, Rosa. Tecnologia como mediação pedagógica na formação de professores reflexivos. Revista Areté | Revista Amazônica de Ensino de Ciências, [S.l.], v. 8, n. 17, p. 72-81, maio 2015. ISSN 1984-7505.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. Editora Pedagógica e Universitária Ltda. 1986.

MODELSKI, Daiane; GIRAFFA, Lúcia Maria Martins; CASARTELLI, Alam de Oliveira. Tecnologias digitais, formação docente e práticas pedagógicas. Educação e Pesquisa, v. 45, 2019.

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise textual discursiva. 2. Ed. Ver. – Ijuí: Ed Unijuí. 2011.

NÓVOA, António. Profissão Professor. Editora Porto, 2º edição. 1995.

PESSI, Ingrid Gayer. Gamificação como estratégia pedagógica na formação do pedagogo. Dissertação de mestrado. Centro Universitário Internacional. Curitiba, 2018.

PINTO, Karina Letícia Júlio; SILVA, Júlia Marques Carvalho da. A formação inicial dos futuros professores para o uso das tecnologias digitais: uma análise das matrizes curriculares de cursos do Rio Grande do Sul. Instituto Federal do Rio Grande do Sul. Revista de Educação à Distância. Porto Alegre, 2016.

PONTES, Evellyn Ládya Franco. Cultura digital na formação inicial de pedagogos. Dissertação de mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. São Paulo, 2016.

SANTOS, Maísa Lis Costa; SANTOS, Solange; SANTANA, Monique. Uso da tecnologia no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Feira de Santana. Graduação em Pedagogia. 2017

SOUZA, Caroline Tavares; GIRAFFA, Lúcia Maria. Exclusão digital: a nova fase da exclusão social. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 2019.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 17 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

Yin, R. K. (2005). Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre, RS: Bookman.

Publicado

2020-12-22

Cómo citar

ALFARO, Lisandra da Trindade; CLESAR, Caroline Tavares de Souza; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Os desafios e as possibilidades do ensino remoto na Educação Básica: um estudo de caso com professores de anos iniciais do município de Alegrete/RS. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 7–21, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18337. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18337. Acesso em: 23 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia