Inglês como Língua Franca (ILF) e o ensino-aprendizagem de língua inglesa em tempos de ensino remoto: um relato de caso aplicado ao ensino fundamental I
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18346Palabras clave:
Ensino-aprendizagem, Ensino remoto, Inglês como Língua Franca, Relato de experiênciaResumen
O ensino-aprendizagem da língua inglesa na educação básica passou por mudanças significativas em seu foco em meados de 2017, a partir das discussões propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Antes, norteado pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o inglês era tratado como língua estrangeira (ILE). Agora, com as novas diretrizes curriculares nacionais, ele aparece como língua franca (ILF). O objetivo deste relato de experiência é apresentar a materialização do conceito de ILF em aulas virtuais de uma escola municipal de ensino fundamental I do extremo sul catarinense. Por meio da descrição e da análise de duas práticas de ensino-aprendizagem propostas durante o ensino remoto, discutimos como é possível levar a cabo a proposta do ILF numa perspectiva que busca descentralizar o falante nativo de inglês, expor as crianças aos diferentes tipos de ingleses, focar em suas competências comunicativas e incentivá-las, acima de tudo, a se experimentarem como falantes legítimas deste idioma.
Descargas
Citas
º ANO vídeo atividades. [S.I.:s.n.], 2020. 1 vídeo (ca. 6 min). Publicado pelo canal Jane Helen Lima. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=0MRTEWL42Jk. Acesso em: 22 set. 2020.
ALIMENTOS e bebidas em Inglês (Foods and drinks in English). [S.I.:s.n.], 2018. 1 vídeo (ca. 10 min). Publicado pelo canal Baby Nenes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qh-H7c1VSgw. Acesso em: 20 set. 2020.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais - terceiro e quarto ciclos: Língua Estrangeira. Brasília: MECSEF, 1998.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2017.
CANAGARAJAH, Suresh. Lingua Franca English, Multilingual Communities, and Language Acquisition. The Modern Language Journal, v. 91, 2007.
COMIDA em inglês - Alimentos em inglês. [S.I.:s.n.], 2019. 1 vídeo (3:18 min). Publicado pelo canal Amigo Mumu. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Zf3nNd-lqI4. Acesso em: 20 set. 2020.
CURTO JÚNIOR, Renato; SANSON, Josiane; GUIMARÃES, Anna. Brincando com o Inglês: ensino fundamental. 3. ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2016.
DUBOC, Ana Paula. Atitude Curricular: Letramentos Críticos nas Brechas da Formação de Professores de Inglês. 2012. 258 f. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012.
EL KADRI, Michele; GIMENEZ, Telma. Formando professores de inglês para o contexto do inglês como língua franca. Acta Scientiarum. Language and Culture, v. 35, n. 2, p. 125-133, 2013.
ENGLISH flash games for learning vocabulary. Food game. Disponível em: <https://englishflashgames.blogspot.com/2008/09/food-game.html>. Acesso em: 20 set. 2020.
FOOD - Fast food 2 Using the grammatica structure I would like to eat. [S.I.:s.n.], 2020. 1 vídeo (1 min). Publicado pelo canal Listen to Reading. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=YINPajndoAQ. Acesso em: 21 set. 2020.
FORQUILHINHA, Secretaria Municipal de Educação. Proposta Curricular da Rede Municipal de Ensino de Forquilhinha, 313 p., no prelo, 2020.
FRUTAS em Inglês para crianças (Fruits in English). [S.I.:s.n.], 2017. 1 vídeo (ca. 7 min). Publicado pelo canal Baby Nenes. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=OB-P23lxgEE. Acesso em: 20 set. 2020.
GIMENEZ, Telma; EL KADRI, Michele, CALVO, Luciana; SIQUEIRA, Sávio; PORFIRIO, Lucielen. Inglês como Língua Franca: desenvolvimentos recentes. RBLA, v. 15, n. 3, p. 593-619, 2015.
JOHNSON, Karen. Understanding language teaching: Reasoning in Action. Canada: Heinle & Heinle, 1999.
JENKINS, Jennifer. English as a Lingua Franca from the classroom to the classroom. ELT Journal, v. 66, n. 4, p. 486-494, 2012.
JENKINS, Jennifer. Repositioning English and multilingualism in English as a Lingua Franca. Englishes in Practice, v. 2, n. 3, p. 49-85, 2015.
JORDÃO, Clarissa Menezes. ILA-ILF-ILE-ILG: Quem dá conta? RBLA, v. 14, n. 1, p. 13-40, 2014.
JORDÃO, Clarissa; MARQUES, Anderson. English as a lingua franca and critical literacy in teacher education: shaking off some “good old” habits. GIMENEZ, T.; EL KADRI, M. S.; CALVO, L. C. S. (Ed.). English as lingua franca in teacher education: a Brazilian perspective. Berlin: De Gruyter Mouton, 2018, p. 53-68.
O QUE É O MAZK? Disponível em: <https://mazk.labtec.ufsc.br/sobre>. Acesso em 28 set. 2020.
REFEIÇÕES em Inglês – Meals| Iupi Inglês Criativo. [S.I.:s.n.], 2016. 1 vídeo (5:20 min). Publicado pelo canal Inglês Criativo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nTQ13P3sOB8. Acesso em: 20 set. 2020.
SIFAKIS, Nicos; TSANTILA, Natasha. English as a Lingua Franca for EFL contexts. Bristol: Multilingual Matters, 2019.
SIQUEIRA, Domingos Sávio; SOUZA, Juliana. Inglês como Língua Franca e a esquizofrenia do professor. Estudos Linguísticos e Literários, n. 50, p. 31-64, 2014.
SIQUEIRA, Domingos Sávio. Inglês como Língua Franca não é uma zona neutra, é zona transcultural de poder: Por uma descolonização de concepções, práticas e atitudes. Revista Línguas & Letras, v. 19, n. 44, p. 93-113, 2018.
TEIVE, G. M. Uma vez normalista, sempre normalista: cultura escolar e produção de um habitus pedagógico (Escola Normal Catarinense - 1911/1935). Florianópolis: Insular, 2008.
WHAT would you like? Learning English for Kids/Inglês para niños. [S.I.:s.n.], 2018. 1 vídeo (4 min). Publicado pelo canal Albany School of English. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fq7a6TT2PpE. Acesso em: 21 set. 2020.
WOULD you like some…? Food Vocabulary/English speaking practice/ESL/EFL/ELL. [S.I.:s.n.], 2017. 1 vídeo (ca. 5 min). Publicado pelo canal Mark Kulek. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=HRtAgS6RIDA. Acesso em: 21 set. 2020.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Dialogia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.