Formação de professores nas ilhas portuguesas Madeira e Açores: estratégias para o ensino remoto em tempos da COVID-19

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18823

Palabras clave:

Ensino e aprendizagem, Docência online, Formação de professores, Estratégias de ensino, Ensino remoto

Resumen

Em tempos de Covid-19 experienciamos, por meio de um curso de formação de professores, elementos que facilitam a compreensão do que foi a adaptação das práticas educativas na educação básica. A forma de ensinar remotamente foi um processo que produziu no fazer docente modificações substanciais com relação ao uso das tecnologias e a sua aplicação nas metodologias de ensino. Foram necessárias reflexões e análises sobre as percepções vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem remoto, utilizando tecnologias. Como foram definidas as estratégias pedagógicas docente na adaptação ao ensino remoto? Quais as práticas que foram desenvolvidas? A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa, com construções fundamentadas que comprovaram a cientificidade do trabalho. Os resultados destacam características e elementos do panorama de trabalho, com o ensino remoto emergencial facilitando reflexões e pontuando indicativos para a melhoria do que foi realizado a partir dos referenciais da área da educação a distância.

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Biografía del autor/a

Fernanda Araujo Coutinho Campos, Universidade Aberta (Uab).

Doutora e Mestre em Educação (UFMG), Especialista em Educação a Distância (SENAC Minas), Licenciada em História (PUC Minas). Atua como formadora, tutora, designer instrucional e consultora.  

Rute Pereira, Ministério de Educação, Portugal

Mestre em Pedagogia do eLearning, (Universidade Aberta), Especialista em Educação Especial (IP Santarém), Licenciada em Física Química (Universidade de Aveiro), Professora de Física Química. 


Citas

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Publicado

2020-12-22

Cómo citar

CAMPOS, Fernanda Araujo Coutinho; PEREIRA, Rute. Formação de professores nas ilhas portuguesas Madeira e Açores: estratégias para o ensino remoto em tempos da COVID-19. Dialogia, [S. l.], n. 36, p. 396–410, 2020. DOI: 10.5585/dialogia.n36.18823. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/18823. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê O (Re)inventar da Educação em Tempos de Pandemia