Formação de professores nas ilhas portuguesas Madeira e Açores: estratégias para o ensino remoto em tempos da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.5585/dialogia.n36.18823Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Docência online, Formação de professores, Estratégias de ensino, Ensino remotoResumo
Em tempos de Covid-19 experienciamos, por meio de um curso de formação de professores, elementos que facilitam a compreensão do que foi a adaptação das práticas educativas na educação básica. A forma de ensinar remotamente foi um processo que produziu no fazer docente modificações substanciais com relação ao uso das tecnologias e a sua aplicação nas metodologias de ensino. Foram necessárias reflexões e análises sobre as percepções vinculadas ao processo de ensino e aprendizagem remoto, utilizando tecnologias. Como foram definidas as estratégias pedagógicas docente na adaptação ao ensino remoto? Quais as práticas que foram desenvolvidas? A metodologia de pesquisa utilizada foi a qualitativa, com construções fundamentadas que comprovaram a cientificidade do trabalho. Os resultados destacam características e elementos do panorama de trabalho, com o ensino remoto emergencial facilitando reflexões e pontuando indicativos para a melhoria do que foi realizado a partir dos referenciais da área da educação a distância.
Downloads
Referências
ARRUDA, Eucídio Pimenta. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira tem tempos de COVID-19. EmRede, v. 7, n. 1, p. 257 - 275, 2020. Disponível em: https://www.aunirede.org.br/revista/index.php/emrede/article/view/621. Acesso em 14 set. de 2020.
CAMPOS, Fernanda Araujo Coutinho. A educação em tempos de pandemia, 2020. Disponível em: https://observatoriodacomunicacao.org.br/colunas/a-educacao-em-tempos-de-pandemia-por-fernanda-campos/. Acesso em 14 set. de 2020.
HARARI, Yuval Noah. N. 21 lições para o século XXI. Portugal: Elsinore, 2018.
HODGES, Charles; MOORE, Stephanie; LOCKEE, Barb; TRUST, Torrev; BOND, Aaron. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning, 2020. Disponível em: https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning. Acesso em 17 out. de 2020.
JUSTIN, Reich. Remote learning guidance from state education agencies during the COVID-19 pandemic: a first look. Disponível em: https://jwel.mit.edu/assets/document/remote-learning-guidance-state-education-agencies-during-covid-19-pandemic-first. Acesso em 17 out. de 2020.
MOREIRA, Darlinda; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Orientações práticas para a comunicação síncrona e assíncrona em contextos educativos digitais, 2020. Disponível em: http://hdl.handle.net/10400.2/9661. Acesso em 17 out. 2020.
MOREIRA, José António; HENRIQUES, Susana. BARROS, Daniela Melaré Vieira Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Dialogia, São Paulo, n. 34, p.351-364, jan./abr., 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/341885804_Transitando_de_um_ensino_remoto_emergencial_para_uma_educacao_digital_em_rede_em_tempos_de_pandemia. Acesso em 5 out. 2020.
MOREIRA, José António; HENRIQUES, Susana. BARROS, Daniela Melaré Vieira (coord.) Guia Pedagógico Semanal. Formação para a docência digital em rede. Universidade Aberta, 2020b.
RIBEIRO, Ana Isabel.; BARROS, Daniela Melaré Vieira. Pedagogia e Didática com as Tecnologias Digitais no Ensino Superior. Imprensa da Universidade de Coimbra: Coimbra, Portugal, 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2020 Dialogia
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0.