A infância na contemporaneidade: rompendo com nossa mesmidade escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/38.2021.19710

Palabras clave:

história da educação, infância, contemporaneidade, crianças

Resumen

Este artigo apresenta traços da história da educação da criança ao longo do tempo, enfatizando a possibilidade de pensar na contemporaneidade a partir de aspectos filosóficos os (des) encontros da infância na escolarização. A construção se dá a partir de uma pesquisa de inspiração cartográfica realizada com crianças e professoras de um CMEI no interior pernambucano. O estudo destaca a potência da infância ao convidar as docentes a pensar sua prática pedagógica e sua organização, ao questionar a própria vida na escola, convidando, através de seus questionamentos, a interromper a linearidade que, às vezes, as rotinas escolares propõem. Assim, esta pesquisa com crianças traz contribuições para se pensar a história da educação, sobretudo, pensar em um tempo presente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thiago Gonçalves Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Mestre em Educação Contemporânea pela Universidade Federal de Pernambuco, Centro Acadêmico do Agreste, Professor Assistente I do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-UNITA) e Professor dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Educação de Garanhuns-PE.

Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, Professora Associada II do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco, onde atua no curso de graduação em Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação Contemporânea (PPGEduc), como docente permanente e coordenadora.

Citas

AGAMBEN, Giorgio. Infâncias e história: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: UFMG/ Humanitas, 2005.

BRASIL. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei Federal 9394 de dezembro de 1996.

CARVALHO, Janete Magalhães. Infância em territórios curriculares. Petrópolis, RJ:DP et alii; 2012.

CORAZZA, Sandra Mara. O que se transcria em educação? Porto Alegre: UFRGS. Doisa, 2013.

FERRAÇO, Carlos Eduardo; ALVES, Nilda. Conversas em redes e pesquisas com os cotidianos. In: RIBEIRO, Tiago; SOUZA, Rafael de; SAMPAIO, Carmen Sanches (org.). Conversas como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KOHAN, Walter Omar. Vida e morte da infância: entre o humano e o inumano. Educação e Realidade. Porto Alegre, v. 35, n. 3, p. 125-138, set./dez., 2010

KOHAN, Walter Omar. A infância da educação: o conceito devir-criança. In. KOHAN, W. O. (Org). Lugares da Infância: Filosofia. Rio de Janeiro, DP&A, 2004.

KOHAN Walter Omar. Infância, estrangeiridade e ignorância: ensaios de Filosofia e Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

KOHAN, Walter Omar. Infância: entre Educação e Filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

KUHLMANN JR; Moysés. Infância e Educação Infantil: uma abordagem histórica. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2011.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. 2014. p. 20-28.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana: danças, piruetas e mascaradas. 4. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.

LIDDELL, Henry, SCOTT, Robert. A Greek English Lexicon. Oxford: Clarendon Press, 1966.

OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos. Educação Infantil: fundamentos e métodos. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

PASSOS, Eduardo; KASTRUP, Virgínia; ESCÓSSIA, Liliana (org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2015.

SKLIAR, Carlos. Desobedecer a linguagem: educar. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.

SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença: e se o outro não estivesse aí?. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.

Publicado

2021-08-27

Cómo citar

SILVA, Thiago Gonçalves; NÓBREGA LIMA DE SALLES, Conceição Gislâne. A infância na contemporaneidade: rompendo com nossa mesmidade escolar. Dialogia, [S. l.], n. 38, p. e19710, 2021. DOI: 10.5585/38.2021.19710. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/19710. Acesso em: 30 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos