Rousseau e Marx – dois românticos do pensamento educacional

Autores/as

  • Sandra Regina Gomes UNINOVE, São Paulo
  • Sérgio Lourenço Simões UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.v8i2.2053

Palabras clave:

Clássicos. Escola e trabalho. Romantismo pedagógico. Rousseau e Marx.

Resumen

Neste trabalho, pretende-se explorar, em estudo comparativo, a evolução da educação em escolas, com base em abordagens dos clássicos Rousseau e Marx, que, aplicadas aos nossos dias, identificam características, analisando, sob o olhar de terceiros, o significado das ideias expostas de cada um dos autores pesquisados. Neste artigo, consideramo-los como dois “românticos” do pensamento educacional, guardadas as devidas diferenças do contexto histórico em que viveram – séculos XVIII e XIX, respectivamente – na medida em que se opuseram aos modelos de sua época, como sonhadores do mundo, conhecedores profundos de suas realidades, sujeitos históricos inconformados que não só denunciaram uma sociedade legitimadora da desigualdade, mas também ousaram propor uma nova ordem social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Sandra Regina Gomes, UNINOVE, São Paulo

Professora de Geografia da Rede Pública Paulista; Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo – Unicamp; Mestre em Educação – Uninove

Sérgio Lourenço Simões, UNINOVE, São Paulo

Professora de Geografia da Rede Pública Paulista; Especialista em Economia do Trabalho e Sindicalismo – Unicamp; Mestre em Educação – Uninove

Publicado

2010-04-05

Cómo citar

REGINA GOMES, Sandra; LOURENÇO SIMÕES, Sérgio. Rousseau e Marx – dois românticos do pensamento educacional. Dialogia, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 249–258, 2010. DOI: 10.5585/dialogia.v8i2.2053. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/2053. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos