Ensino médio integral e protagonismo juvenil: práticas e vivências na escola do novo saber no Amapá

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21064

Palabras clave:

ensino médio integral, política educacional, protagonismo juvenil

Resumen

O protagonismo juvenil tem sido bastante discutido no meio educacional, principalmente, a partir da Lei n.º 13.415/2017 sobre a reforma do Ensino Médio no Brasil. O objetivo neste trabalho é o de analisar o protagonismo juvenil no Ensino Médio. Assim, questionou-se como o protagonismo juvenil se constitui na escola de Ensino Médio Integral, utilizando-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e de campo, com o uso de questionário aplicado aos egressos do Ensino Médio Integral. De acordo com os pressupostos da política para o Ensino Médio Integral, o protagonismo juvenil enquanto ação educativa se constitui por meio da participação ativa, na qual o educando é visto como fonte de iniciativa e de liberdade. Portanto, ele deve contribuir para que o jovem se torne autônomo, competente e solidário ao longo da sua vida social e profissional - condição que, segundo os egressos, ainda acontece de forma operacional e simbólica. 

 

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Biografía del autor/a

Nelcy da Costa Pereira, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Mestre em Educação

Ilma Andrade Barleta, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Doutora em Educação

Citas

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Publicado

2022-03-03

Cómo citar

PEREIRA, Nelcy da Costa; BARLETA, Ilma Andrade. Ensino médio integral e protagonismo juvenil: práticas e vivências na escola do novo saber no Amapá. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21064, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21064. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21064. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Artigos