Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica

Autores/as

  • Adriana Aparecida de Lima Terçariol Universidade Nove de Julho (Uninove). São Paulo, SP https://orcid.org/0000-0002-5824-2294
  • Rosiley Aparecida Teixeira Universidade Nove de Julho (Uninove). São Paulo, SP
  • Daniela Melaré Vieira Barros DEED - Departamento de Educação e Ensino a Distância - Universidade Aberta - Lisboa, Portugal
  • Aguinaldo Robinson de Souza Universidade de São Paulo, USP - SP.

DOI:

https://doi.org/10.5585/40.2022.21917

Resumen

O Dossiê do número 40 da Revista Dialogia “Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica”, acolheu pesquisas e relatos de experiências que apresentam como temáticas a inserção da robótica e do pensamento computacional na Educação Básica. Como desdobramentos também foram contemplados artigos sobre robótica e aprendizagem criativa, robótica sustentável, criação de espaços makers na escola, plataformas virtuais para simulações de ambientes de aprendizagem com a robótica educacional, materiais didáticos e tecnologias digitais para a introdução da robótica e pensamento computacional plugado e não-plugado articulados ao currículo, considerando o seu desenvolvimento nas diferentes modalidades, incluindo reflexões sobre metodologias ativas, bem como a formação inicial e continuada de professores para esse cenário, suas diretrizes e lições aprendidas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Adriana Aparecida de Lima Terçariol, Universidade Nove de Julho (Uninove). São Paulo, SP

Doutora em Educação: Currículo (PUC/SP)

Docente e Pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE; Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE - Universidade Nove de Julho - UNINOVE-SP

Rosiley Aparecida Teixeira, Universidade Nove de Julho (Uninove). São Paulo, SP

Doutora em Educação Educação: História e Sociedade (PUC -SP) Docente e Pesquisadora no Mestrado em Gestão e Práticas Educacionais - PROGEPE - Universidade Nove de Julho - UNINOVE-SP

Daniela Melaré Vieira Barros, DEED - Departamento de Educação e Ensino a Distância - Universidade Aberta - Lisboa, Portugal

Doutorado em Educación - Universidad Nacional de Educación a Distancia, UNED, Espanha.
Doutorado em Educação Escolar - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil.

DEED - Departamento de Educação e Ensino a Distância
Universidade Aberta - Lisboa, Portugal

Aguinaldo Robinson de Souza, Universidade de São Paulo, USP - SP.

Doutorado em Química (Físico-Química) 

Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista, UNESP, Bauru - SP. 

Publicado

2022-03-31

Cómo citar

TERÇARIOL, Adriana Aparecida de Lima; TEIXEIRA, Rosiley Aparecida; BARROS, Daniela Melaré Vieira; SOUZA, Aguinaldo Robinson de. Aprendizagem Criativa, o Pensamento Computacional e a Robótica na Educação Básica. Dialogia, [S. l.], n. 40, p. e21917, 2022. DOI: 10.5585/40.2022.21917. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/21917. Acesso em: 17 dic. 2024.

Número

Sección

Editorial