As cruzadas antigênero, antifeminismo, resistências e a disputa pela educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/41.2022.22300

Palabras clave:

antigênero, educação, antifeminismo

Resumen

Considerando o contexto de disputa política e o enfrentamento às temáticas LGBT no campo educacional, esta pesquisa propõe-se a realizar uma análise da cruzada antigênero na educação. A partir de uma teorização pós-estruturalista, ancorada principalmente em Michel Foucault e Judith Butler, argumenta-se que, desenvolveu-se no Brasil, um movimento neoconservador que se apoia em um discurso antifeminista para retirar as discussões sobre as relações de gênero das escolas. Assim, conclui-se que realizar uma análise desses discursos neoconvervadores é de extrema importância para os estudos de gênero, uma vez que essas narrativas alimentadas por um “pânico moral”, têm dado suporte a projetos de leis como o homeschooling e a militarização das escolas públicas.

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Biografía del autor/a

Dayana Brunetto Carlin dos Santos, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Doutora em Educação

Karina Veiga Mottin, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Mestra em Educação

Amanda da Silva, Universidade Federal do Paraná, UFPR

Doutora em Educação

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Publicado

2022-07-11

Cómo citar

DOS SANTOS, Dayana Brunetto Carlin; MOTTIN, Karina Veiga; DA SILVA, Amanda. As cruzadas antigênero, antifeminismo, resistências e a disputa pela educação. Dialogia, [S. l.], n. 41, p. e22300, 2022. DOI: 10.5585/41.2022.22300. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/22300. Acesso em: 13 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 41 “Gênero e sexualidade na Educação Escolar”