Retrato da institucionalização da EaD na Rede Federal de Educação profissional tecnológica - 2021

Autores/as

  • Constantino Dias da Cruz Neto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT - Campus Cuiabá https://orcid.org/0000-0003-1337-3001
  • Vanessa Battestin Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santos – IFES - Centro de Referência em Educação a Distância https://orcid.org/0000-0002-4014-1225
  • Miguel Fabrício Zamberlan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO - Campus São Miguel do Guaporé https://orcid.org/0000-0002-5159-8538
  • Marcio Daniel Santos Damascendo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE - Campus Fortaleza
  • Filipe Andrade La Gatta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IFSUDESTEMG - Campus Juiz de Fora https://orcid.org/0000-0003-3485-5827

DOI:

https://doi.org/10.5585/44.2023.24000

Palabras clave:

educação a distância, institucionalização da EaD, Rede Federal de Educação profissional, científica e tecnológica, Conif

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar o retrato da institucionalização da EaD na Rede Federal de Educação Profissional, cuja pesquisa foi realizada em 2021 pelo Grupo de Trabalho de EaD criado pelo Conif. Como metodologia, utilizou-se o procedimento técnico de levantamento, por meio de um questionário, que foi respondido por todas as 41 instituições representadas pelo Conif e mais duas Escolas Técnicas, totalizando 43 respondentes. Como resultado, foi observado avanço na Rede quanto ao processo de institucionalização, especialmente em relação ao número de cursos à distância, de alunos, de disciplinas a distância em cursos presenciais, de campi das instituições como polos, no uso diversificado de metodologias e atuação dos núcleos gestores de EaD na pandemia. Como aspectos a melhorar destacam-se a necessidade de maior estruturação dos núcleos gestores de EaD, contratação de mais profissionais efetivos com funções gratificadas, esforços em pesquisa e extensão e a minimização de resistências à modalidade.

  

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Biografía del autor/a

Constantino Dias da Cruz Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT - Campus Cuiabá

Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

 

        

Vanessa Battestin, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santos – IFES - Centro de Referência em Educação a Distância

Doutora em Educação

 

    

Miguel Fabrício Zamberlan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO - Campus São Miguel do Guaporé

Mestre em Administração

 


   

Marcio Daniel Santos Damascendo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE - Campus Fortaleza

Especialista em Administração

 


  

Filipe Andrade La Gatta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais – IFSUDESTEMG - Campus Juiz de Fora

Mestre em Engenharia Elétrica

 


 

Citas

ABED, Associação Brasileira de Educação a Distância. Censo EaD.BR. Relatório analítico da aprendizagem a distância no Brasil 2020/2021. Inter Saberes, 2021.

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BATTESTIN, Vanessa; ZAMBERLAN, Miguel F. Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo Histórico. Vitória: Edifes, 2019. ISBN: 978-85-8263-465-3. (a)

BATTESTIN, Vanessa; ZAMBERLAN, Miguel F. Diretrizes para educação a distância da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica: módulo Estrutural. Vitória: Edifes, 2019. ISBN: 978-85-8263-481-3. (b)

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Publicado

2023-04-25

Cómo citar

NETO, Constantino Dias da Cruz; BATTESTIN, Vanessa; ZAMBERLAN, Miguel Fabrício; DAMASCENDO, Marcio Daniel Santos; LA GATTA, Filipe Andrade. Retrato da institucionalização da EaD na Rede Federal de Educação profissional tecnológica - 2021. Dialogia, [S. l.], n. 44, p. e24000, 2023. DOI: 10.5585/44.2023.24000. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/24000. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 44: Educação híbrida – desafios e vitórias