Os impactos do CO2 em plantas: cultivando a consciência ambiental em estudantes por meio de uma atividade investigativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/50.2024.26414

Palabras clave:

ensino de biologia, ensino por investigação, fotossíntese

Resumen

O objetivo desta pesquisa foi desenvolver uma atividade investigativa sobre os impactos do aumento do CO2 atmosférico no desenvolvimento de plantas como forma de explorar a consciência ambiental. Essa atividade de abordagem qualitativa envolveu estudantes do Ensino Médio e foi organizada nas seguintes etapas: exibição de um filme para discutir o papel das plantas na produção de oxigênio e o impacto das mudanças climáticas; análise dos conhecimentos prévios dos discentes sobre o tema da pesquisa; realização de um experimento sobre fotossíntese; e uma pesquisa sobre a qualidade nutricional das plantas sob aumento dos níveis de CO2. As respostas foram analisadas por categorização de dados, cuja avaliação culminou em uma discussão sobre a “pegada ecológica”. O experimento sobre fotossíntese foi reconhecido como uma alternativa eficiente para a compreensão desse processo e a atividade investigativa levou os discentes a considerarem mudanças em seus próprios hábitos para reduzir as emissões de CO2.

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Biografía del autor/a

Daniel Bastos Souza Filho, Universidade Estadual do Ceará – UECE

Especialista em Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Mundo do Trabalho; Licenciado em Ciências Biológicas

Fabrício Bonfim Sudério, Universidade Estadual do Ceará - UECE

Pós-Doutor em Educação

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Publicado

2024-11-07

Cómo citar

SOUZA FILHO, Daniel Bastos; SUDÉRIO, Fabrício Bonfim. Os impactos do CO2 em plantas: cultivando a consciência ambiental em estudantes por meio de uma atividade investigativa. Dialogia, [S. l.], n. 50, p. e26414, 2024. DOI: 10.5585/50.2024.26414. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/26414. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 50 "Edição Especial - Educação STEAM"