Trabalho intelectual e militância LGBTI+: luta política e subjetividade convertidas em sujeito e objeto do conhecimento – as relações recíprocas entre teoria e práxis

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/49.2024.27228

Palabras clave:

teoria crítica (Herbert Marcuse), movimento LGBTI+, corpos dissidentes, transgressão e resistência, gênero, sexualidade

Resumen

Discorre-se sobre como a pesquisa, o estudo teórico e a militância no movimento LGBT+ contribuem para a formação intelectual, produzindo visão de mundo, orientando a ação e o modo de ser e viver. Afirma-se que o contato dos movimentos sociais com a academia afetou ambos os autores deste ensaio. Apresentamos aspectos de nossas trajetórias, indicando como fomos impactados pela disposição de articular a discussão teórica com as demandas dos movimentos sociais; examinamos as contribuições de Herbert Marcuse, em Marxismo e Feminismo, na análise que fazemos da luta do movimento LGBTI+, incorporando o pensamento desse autor, que reavaliou as possibilidades de ação política e transformação social ante a persistência da barbárie na cultura, na política, na economia e nas relações sociais. Seguem algumas considerações sobre a necessidade de combinar a luta contra a dominação, articulando classe, gênero, sexualidade e deficiência como forma de combater a aversão à diferença e à diversidade.

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Biografía del autor/a

Lucas Silva Dantas, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC

Doutorande em Educação

Carlos Antonio Giovinazzo Júnior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC

Doutor em Educação

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Publicado

2024-08-30

Cómo citar

DANTAS, Lucas Silva; GIOVINAZZO JÚNIOR, Carlos Antonio. Trabalho intelectual e militância LGBTI+: luta política e subjetividade convertidas em sujeito e objeto do conhecimento – as relações recíprocas entre teoria e práxis . Dialogia, [S. l.], n. 49, p. e27228, 2024. DOI: 10.5585/49.2024.27228. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27228. Acesso em: 1 sep. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 49 “Formas de dizer de si e do mundo: autobiografias e autoetnografias de educadores"

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