Crítica ao debate em torno das finalidades do ensino médio

Autores

  • Carlos Antonio Giovinazzo Junior Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N23.6260

Palavras-chave:

Ensino médio. Reformas educacionais. Juventude.

Resumo

Tendo como referência a teoria crítica da sociedade, este estudo apresenta considerações

sobre a necessidade de estudos que tomem o ensino médio como prática social, bem como

os conceitos que são a base da análise realizada. Em seguida, são problematizados aspectos

relacionados às peculiaridades do ensino médio (função da escola, formação para o trabalho,

experiência dos estudantes na escola e formação política). O ensino médio pode se constituir em

importante espaço para o debate acerca da vida social, o que adquiriria uma dimensão formativa

inegável, permitindo que os jovens refletissem sobre suas próprias aspirações e expectativas

em confronto com as necessidades sociais.

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Biografia do Autor

Carlos Antonio Giovinazzo Junior, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutor em Educacaoo e professor do Programa de Estudos Pos-Graduados em Educacao: Historia, Politica, Sociedade da PUCSP

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Publicado

04.05.2016

Como Citar

GIOVINAZZO JUNIOR, Carlos Antonio. Crítica ao debate em torno das finalidades do ensino médio. Dialogia, [S. l.], n. 23, p. 33–44, 2016. DOI: 10.5585/dialogia.N23.6260. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/6260. Acesso em: 1 set. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Ensino Médio: diagnósticos, desafios e propostas