Currículo cultural da Educação Física e a perspectiva rizomática do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.5585/51.2024.27728Palabras clave:
Educação Física, currículo, cultura, rizomaResumen
O artigo problematiza a concepção moderna de conhecimento adotada pelas teorias curriculares tradicionais e críticas da Educação Física. Apresenta como alternativa a perspectiva rizomática inspirada no pós-estruturalismo, a mesma a influenciar o currículo cultural da Educação Física. Em termos metodológicos, entrelaça argumentos conceituais e fragmentos de relatos de experiências de tematização de práticas corporais elaborados por professores que afirmam colocar em ação essa vertente de ensino. Pondera que a concepção rizomática do conhecimento, quando acoplada ao currículo cultural da Educação Física, escapa do modelo arbóreo de organização dos saberes, para propor uma didática que se desenvolve em múltiplas direções, sem um centro fixo ou uma estrutura de poder centralizada.
Descargas
Citas
ALVAREZ, J.; PASSOS, E. Cartografar é habitar um território existencial. In: PASSOS, E.; KASTRUP, V.; ESCÓSSIA, da L. (Org.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2020.
BONETTO, P. X. R.; NEIRA, M. G. A escrita-currículo da perspectiva cultural da Educação Física: por que os professores fazem o que fazem? Educação, Santa Maria, 44, e11/1–16, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.5902/1984644433532. Acesso em: 08 nov. 2024.
BONETTO, P. X. R.; VIEIRA, R. A. G. Deleuze e Guattari e a Educação Física. Belém: RFB, 2023.
CORAZZA, S. M. Planejamento de ensino como estratégia de política cultural. In: MOREIRA, A. F. B. Currículo: questões atuais. Campinas: Papirus, 1997. p. 103-143.
CRUZ, A. M Brincadeiras africanas e afrobrasileiras. In: NEIRA, M. G. (Org.) Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2023.
DELEUZE, G. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva/Edusp, 1974.
DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 2006.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O Anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo: Editora 34, 2011.
DERRIDA, J. Posições. Belo Horizonte: Autêntica 2001.
FOUCAULT, M. A história da sexualidade: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1988.
FOUCAULT, M. Genealogía del racismo. Buenos Aires: Altamira, 1993.
FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013.
ESCUDERO, N. T. G. Bicicleta: duas rodas e muitos caminhos. São Paulo, SP: EMEF Dona Jenny Gomes, 2008. Disponível em: https://www.gpef.fe.usp.br/teses/nyna_01.pdf. Acesso em: 7 nov. 2024.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
GUATTARI, F. Caosmose: um novo paradigma estético. São Paulo, Ed. 34, 1992.
GUATTARI, F.; ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes, 2013.
LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2021.
LOPES, J. P. G.; VIEIRA, R. A. G. Rizoma e Educação Física escolar: didatografias. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 48, e121799, 2023.
LOPES, J. P. G. O RPG no ensino remoto. In: NEIRA, M. G. (org.) Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2023.
MARCONDES, D. Iniciação à história da filosofia: dos pré-socráticos a Wittgenstein. Rio de Janeiro: Zahar, 2004.
MARTINS, J. C. J. Ginásticas: saúde e lazer x competição. São Paulo, SP: EMEF Tenente Alípio Andrada Serpa, 2012. Disponível em: https://www.gpef.fe.usp.br/teses/jacque_06.pdf. Acesso em: 7 nov. 2024.
MOREIRA, A. F. B.; MACEDO, E. F. Em defesa de uma orientação cultural na formação de professores. In: CANEN, A.; MOREIRA, A. F. B. (orgs.). Ênfases e omissões no currículo. São Paulo: Papirus, 2001. p. 117-146.
NEIRA, M. G. A reflexão e a prática do ensino: Educação Física. São Paulo: Blucher, 2011.
NEIRA, M. G. Os conteúdos no currículo cultural da educação física e a valorização das diferenças: análises da prática pedagógica. Revista e-Curriculum, v. 18, n. 2, p. 827-846, 2020.
NEIRA, M. G. Por uma sociedade menos injusta: experiências com a Educação Física cultural. Linhas Críticas, [S. l.], v. 28, p. e40779, 2022a. Disponível em: https://doi.org/10.26512/lc28202240779. Acesso em: 08 nov. 2024.
NEIRA, M. G. Abordagens ou currículos da educação física? Connection line, n. 28. p. 39-51, 2022b. Disponível em: https://doi.org/10.18312/connectionline.v0i28.2063. Acesso em: 08 nov. 2024.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Pedagogia da cultura corporal: crítica e alternativas. São Paulo: Phorte, 2006.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Educação Física, currículo e cultura. São Paulo: Phorte, 2009.
NEIRA, M. G.; NUNES, M. L. F. Epistemologia e didática do currículo cultural da Educação Física. São Paulo: FEUSP, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.11606/9786587047416. Acesso em: 08 nov. 2024.
NIETZSCHE, F. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral. São Paulo: Martin Claret, 2017.
NIETZSCHE, F. Vontade de potência (Parte 2). São Paulo: Editora Escala. s/d.
OLIVEIRA JÚNIOR, J. L. Significações sobre o currículo cultural da educação física: cenas de uma escola municipal paulistana. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 2017.
OLIVEIRA JÚNIOR, J. L. De danças clássicas ao "dance se souber": tematização de estilos de dança. In: NEIRA, M. G. (Org.) Escrevivências da Educação Física cultural. São Paulo: FEUSP, 2023.
PETERS, M. Pós-Estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SAUSSURE, F. Curso de linguística geral. São Paulo: Cultrix, 1977.
SAVIANI, Dermeval. Escola e democracia. Campinas: Autores Associados, 2017.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
VIEIRA, R. A. G. Conceitos em torno de uma Educação Física menor: potencialidades do currículo cultural para esquizoaprender como política cognitiva. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, 2020.
VIEIRA, R. A. G. Educação Física menor. Jundiaí: Paco Editorial, 2022.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2024 Marcos Garcia Neira, João Pedro Goes Lopes, Rubens Antonio Gurgel Vieira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.