Currículo cultural da Educação Física e a perspectiva rizomática do conhecimento

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5585/51.2024.27728

Palabras clave:

Educação Física, currículo, cultura, rizoma

Resumen

O artigo problematiza a concepção moderna de conhecimento adotada pelas teorias curriculares tradicionais e críticas da Educação Física. Apresenta como alternativa a perspectiva rizomática inspirada no pós-estruturalismo, a mesma a influenciar o currículo cultural da Educação Física. Em termos metodológicos, entrelaça argumentos conceituais e fragmentos de relatos de experiências de tematização de práticas corporais elaborados por professores que afirmam colocar em ação essa vertente de ensino. Pondera que a concepção rizomática do conhecimento, quando acoplada ao currículo cultural da Educação Física, escapa do modelo arbóreo de organização dos saberes, para propor uma didática que se desenvolve em múltiplas direções, sem um centro fixo ou uma estrutura de poder centralizada.

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Biografía del autor/a

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo

 Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física

João Pedro Goes Lopes, Prefeitura Municipal de Sorocaba

 Doutor em Educação

Rubens Antonio Gurgel Vieira, Universidade Federal de Lavras

Doutor em Educação

Citas

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Publicado

2024-12-12

Cómo citar

NEIRA, Marcos Garcia; LOPES, João Pedro Goes; VIEIRA, Rubens Antonio Gurgel. Currículo cultural da Educação Física e a perspectiva rizomática do conhecimento. Dialogia, [S. l.], n. 51, p. e27728, 2024. DOI: 10.5585/51.2024.27728. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/27728. Acesso em: 19 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê n. 51 “Saberes rizomáticos em educação”