Futurismo: por uma educação dinâmica em relação a temporalidades, espacialidades e movimento

Autores/as

  • Vanessa Beatriz Bortulucce Centro Universitário Assunção

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N17.3935

Palabras clave:

Futurismo, arte moderna, crítica de arte, arte contemporânea, educação.

Resumen

Em ocasião do primeiro centenário do Futurismo, celebrado no ano de 2009, o presente artigo tem como objetivo refletir acerca da herança da vanguarda na arte do século XX, bem como discutir de que maneira a estética e ideologia futuristas permeiam o cenário pós-moderno e globalizado dos dias atuais. Ao procurar demonstrar de que forma a experiência futurista contribuiu para o desenvolvimento de uma poética da arte contemporânea, pretende-se lançar um olhar para o Futurismo como uma estética do tempo, um movimento que se tornou uma espécie de arquétipo das experiências artísticas futuras.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vanessa Beatriz Bortulucce, Centro Universitário Assunção

Historiadora da Arte

Publicado

2013-09-27

Cómo citar

BORTULUCCE, Vanessa Beatriz. Futurismo: por uma educação dinâmica em relação a temporalidades, espacialidades e movimento. Dialogia, [S. l.], n. 17, p. 137–147, 2013. DOI: 10.5585/dialogia.N17.3935. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/3935. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos