O currículo oficial paulista no contexto das teorias crítica e pós-crítica da educação

Autores/as

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5206

Palabras clave:

currículo, ideologia, hegemonia, cultura, identidade.

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar o currículo oficial paulista tendo como referência as teorias críticas e pós-criticas da educação. Em um primeiro momento apresentamos a dimensão dessas teorias, a análise que fazem sobre o papel da escola no mundo contemporâneo e a presença dos diferentes autores no debate. Objetivamos explicitar a contribuição que essas teorias trouxeram para o debate educacional e, especificamente, para o debate curricular. A seguir, apresentamos o currículo oficial paulista, suas diretrizes, premissas e fundamentos.  Na sequência estabelecemos as possíveis leituras  do currículo paulista, tendo como referência as categorias e conceitos que fundamentam as teorias críticas e pós-críticas da educação.

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Biografía del autor/a

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, UNINOVE, São Paulo

Publicado

2014-10-15

Cómo citar

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. O currículo oficial paulista no contexto das teorias crítica e pós-crítica da educação. Dialogia, [S. l.], n. 20, p. 99–120, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N20.5206. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5206. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dôssie Temático: Currículo e Educação Básica