O currículo oficial paulista no contexto das teorias crítica e pós-crítica da educação

Authors

  • Celso do Prado Ferraz de Carvalho UNINOVE, São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5585/dialogia.N20.5206

Keywords:

currículo, ideologia, hegemonia, cultura, identidade.

Abstract

Este artigo tem como objetivo analisar o currículo oficial paulista tendo como referência as teorias críticas e pós-criticas da educação. Em um primeiro momento apresentamos a dimensão dessas teorias, a análise que fazem sobre o papel da escola no mundo contemporâneo e a presença dos diferentes autores no debate. Objetivamos explicitar a contribuição que essas teorias trouxeram para o debate educacional e, especificamente, para o debate curricular. A seguir, apresentamos o currículo oficial paulista, suas diretrizes, premissas e fundamentos.  Na sequência estabelecemos as possíveis leituras  do currículo paulista, tendo como referência as categorias e conceitos que fundamentam as teorias críticas e pós-críticas da educação.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Celso do Prado Ferraz de Carvalho, UNINOVE, São Paulo

Published

2014-10-15

How to Cite

CARVALHO, Celso do Prado Ferraz de. O currículo oficial paulista no contexto das teorias crítica e pós-crítica da educação. Dialogia, [S. l.], n. 20, p. 99–120, 2014. DOI: 10.5585/dialogia.N20.5206. Disponível em: https://periodicos.uninove.br/dialogia/article/view/5206. Acesso em: 17 aug. 2024.

Issue

Section

Dôssie Temático: Currículo e Educação Básica